Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump promete protesto "selvagem" em Washington para 6 de janeiro

Do UOL, em São Paulo

19/12/2020 14h57

Resumo da notícia

  • Data é o dia em que Congresso se reúne para confirmar resultados da eleição presidencial
  • Presidente dos EUA continua negando que perdeu eleição.
  • "Estatisticamente impossível ter perdido as eleições de 2020", tuitou Trump

O presidente Trump prometeu no sábado um protesto "selvagem" em Washington, D.C., em 6 de janeiro, enquanto continua a negar que havia perdido a eleição. "Estatisticamente impossível ter perdido as eleições de 2020", ele tuitou neste sábado. "Grande protesto em D.C. em 6 de janeiro. Esteja lá, será uma loucura!", escreveu.

O dia 6 de janeiro é a data em que o Congresso se reunirá para aceitar os resultados da eleição presidencial. O presidente eleito Joe Biden venceu a eleição e os eleitores presidenciais deram seus votos na semana passada no Colégio Eleitoral.

Mas Trump contesta os resultados e lança dúvidas legais, embora quase todas tenham falhado. No início deste mês, a Suprema Corte rejeitou uma ação judicial do Texas que tentava anular milhões de votos em estados decisivos.

Cerca de quatro dúzias de ações judiciais pela campanha de Trump e aliados para alterar os resultados das eleições nas últimas seis semanas foram rejeitadas por juízes estaduais e federais.

A equipe jurídica de Trump disse que pretende continuar montando desafios legais, mas os especialistas dizem que há poucas chances de sucesso.

Neste sábado, Trump vinculou a um relatório de Peter Navarro que afirma, sem evidências, que a quantidade de fraude eleitoral foi suficiente para balançar a eleição.