Topo

Esse conteúdo é antigo

Romney culpa Rússia por ciberataque e diz que Trump tem ponto cego com país

Mitt Romney e Donald Trump em evento na Casa Branca em novembro de 2019 - Alex Wong/Getty Images
Mitt Romney e Donald Trump em evento na Casa Branca em novembro de 2019 Imagem: Alex Wong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

20/12/2020 13h24

O senador republicano Mitt Romney disparou contra a Rússia neste domingo e disse que o presidente americano Donald Trump tem um "ponto cego" em sua relação com o país ao se recusar a culpar os russos por um ciberataque contra os Estados Unidos.

Autoridades americanas acreditam que agentes de inteligência russos estão por trás de um ataque hacker revelado na semana passada que atingiu mais de 40 órgãos de governo.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, declarou que está "bastante claro" que a Rússia está por trás do ataque cibernético. Trump, por sua vez, minimizou o ciberataque e disse que estava "tudo sob controle".

O presidente afirmou que a "Rússia Rússia Rússia é o canto prioritário quando algo acontece" e sugeriu que a China "pode" também estar envolvida.

"Fiquei decepcionado com o comentário do presidente, Mas temos que reconhecer que o presidente tem um 'ponto cego' quando o assunto é a Rússia. E a realidade aqui é que especialistas, pessoas que realmente entendem como nosso sistema e computadores funcionam, concluíram que o ataque veio da Rússia", disse Romney em entrevista ao canal de TV NBC.

*Com informações das agências internacionais