Topo

Esse conteúdo é antigo

Ladrões de túmulos são detidos nos EUA após roubarem crânios para ritual

Túmulos arrombados foram vistos e denunciados por mulher que passava pelo cemitério - Divulgação/Polk County Sheriff"s Office
Túmulos arrombados foram vistos e denunciados por mulher que passava pelo cemitério Imagem: Divulgação/Polk County Sheriff's Office

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/01/2021 16h11

Dois homens foram presos após roubarem crânios de mortos em sepulturas no Cemitério Edgewood, na Flórida (EUA).

Brian Tolentino, de 34 anos, confessou o crime e delatou a participação de Juan Lopez, de 39 anos, após a investigação detectar DNA em charuto abandonado na cena do crime. Por conta do peso das tampas dos jazigos, a polícia concluiu que Tolentino não teria agido sozinho.

Segundo relato de John Herrell, do Gabinete do Xerife do Condado de Lake, os "charutos foram mandados embora os detetives esperançosos de que pudéssemos obter amostras que pudessem ser usadas para uma partida e ver se essas amostras resultaram em uma partida", contou.

A denúncia foi feita por Emma Boothe, que flagrou uma cova aberta na cena que descrevera como algo inesquecível. "No canto direito havia um cofre encostado a uma árvore, então nos viramos para ter certeza de que nada mais estava fora do comum", descreveu.

"Essa é uma imagem que provavelmente nunca vou tirar da minha cabeça. Quer dizer, não acho que comi nada ou dormi nada na noite passada. Fecho os olhos e vejo aquele pobre homem deitado ali", disse a testemunha se referindo ao cadáver violado.

Segundo relatos de Herrell, um ritual de cunho religioso explica o arrombamento do túmulo e o charuto deixado no local. Um mandado de busca emitido pela polícia confirmou a hipótese do ritual quando seis crânios e partes de corpos foram encontrados na residência de Lopez.

"Eles (os policiais) encontraram um santuário contendo esses itens, então era obviamente parte de algum ritual religioso", contou. Os ladrões assumiram que praticavam "santeria" e que os ossos eram para um ritual. "A coisa toda é realmente bizarra, quer dizer, é provavelmente um dos casos mais estranhos que vimos aqui em Lake County", finalizou Herrell.

Tolentino e Lopez foram acusados de crimes de violação de conteúdo de sepultura e abuso de corpo humano, segundo o Fox29.