Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem é inocentado 26 anos após ser condenado à morte por assassinato

Eddie Lee Howard foi libertado no Mississipi - Divulgação/Innocence Project
Eddie Lee Howard foi libertado no Mississipi Imagem: Divulgação/Innocence Project

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/01/2021 07h22

Eddie Lee Howard, um homem negro do estado norte-americano do Mississipi, ficou 26 no corredor da morte após ser erroneamente condenado pelo assassinato e estupro de Georgia Kemp, uma mulher branca de 84 anos. Agora, de acordo com informações da Innocence Project, ONG que representou Howard, divulgadas pela CNN, ele foi inocentado e libertado.

Originalmente, ele havia sido associado ao caso por conta de um laudo médico que comparou seus dentes com marcas de mordidas no corpo de Georgia. Mas em agosto, a Suprema Corte do Mississipi declarou que as comparações de marcas de mordida não eram evidências suficientes para ligá-lo ao crime.

"Um autor individual [de um crime] não pode ser identificado com confiança através de comparações de marca de mordida", decidiu a corte.

Howard foi liberado do corredor da morte em dezembro e foi exonerado na sexta-feira (9).

"Eu quero agradecer muito às várias pessoas que são responsáveis por tornar meu sonho de liberdade em realidade. Eu agradeço vocês de todo meu coração porque sem seu trabalho duro em meu favor, eu ainda estaria naquela lugar terrível chamado Departamento de Correções do Mississipi, no corredor da morte, esperando uma execução", afirmou Howard.

De acordo com dados da organização Sentencing Project citados pela CNN, norte-americanos negros são desproporcionalmente afetados pelo sistema carcerário dos Estados Unidos, sendo que, por exemplo, no Mississipi, mais da metade da população carcerária é negra.