Topo

Balão inflável de Trump vai virar item de museu em Londres

13.jul.2018 - Balão gigante inflável de Donald Trump "bebê" em Londres durante manifestação contra o presidente dos EUA - Tolga Akmen/AFP Photo
13.jul.2018 - Balão gigante inflável de Donald Trump "bebê" em Londres durante manifestação contra o presidente dos EUA Imagem: Tolga Akmen/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

18/01/2021 09h09

O balão inflável que retrata o presidente Donald Trump como um bebê e que ficou famoso após ser usado por manifestantes durante a visita do republicano a Londres, vai virar peça de museu.

Com a saída do político da Casa Branca, o "bebê Trump" agora será exibido no Museu de Londres ao lado de outros itens usados em protestos públicos na capital britânica.

O balão apareceu pela primeira vez durante a visita de Trump a Londres em 2018, e foi autorizado pelo prefeito da cidade, Sadiq Khan, muito criticado pelo norte-americano na época. Depois, apareceu em protestos contra o G20 e o FMI (Fundo Monetário Internacional) no mesmo ano e em outros eventos de oposição a Trump pelo mundo, incluindo protestos no 4 de julho, em Washington D.C..

"Ao coletar o dirigível, podemos marcar a onda de sentimento que tomou conta da cidade naquele dia e capturar um momento particular de resistência - um sentimento ainda relevante hoje, enquanto vivemos tempos excepcionalmente desafiadores", disse o diretor do Museu de Londres, Sharon Ament.

Já os criadores comemoraram a aquisição pelo museu. "Este grande balão inflável foi apenas uma pequena parte de um movimento global, um movimento liderado pelas pessoas marginalizadas cuja política de Trump mais ameaçava", disseram em um comunicado.