Trump dará cerca de 100 perdões presidenciais no fim do mandato, diz TV
O presidente Donald Trump vai encerrar o mandato nesta semana e deve usar os últimos dias para dar cerca de 100 perdões presidenciais. Essa lista de ações de clemência está sendo finalizada na Casa Branca e inclui políticos, apoiadores de Trump e até rappers. As informações são do canal CNN internacional.
O perdão presidencial garante imunidade para um crime federal. Acaba-se com penas, multas ou com a potencial consequência de uma condenação.
Trump começou a dar perdões presidenciais em grande quantidade desde o final do ano passado. Isso foi interrompido por causa de ações na Justiça, tanto para tentar invalidar a vitória de Joe Biden, o que não aconteceu, quanto pelas acusações de incitar a invasão ao Capitólio.
Aliás, esta confusão fez com que Trump perdesse a intenção de perdoar a si mesmo, algo que foi cogitado recentemente. Segundo fontes ouvidas pela emissora, ele entendeu que isso seria como admitir a culpa pelos distúrbios recentes.
Mas ainda é possível que Trump perdoe pessoas envolvidas na confusão do Capitólio. Conselheiros recomendam que ele não faça isso, mas o presidente considera que seus apoiadores não fizeram nada de errado. Foi divulgado ontem que a corretora de imóveis Jenna Ryan, vista em fotos e vídeos no Capitólio no dia da invasão, pediu o perdão presidencial.
Ex-conselheiro de Trump, Steve Bannon está entre os cotados para receber o perdão presidencial. Outros atos de clemência devem ser voltados para aliados políticos do atual presidente.
A posse presidencial de Joe Biden ocorrerá na quarta-feira. A lista de últimos perdões presidenciais de Trump deve sair na terça-feira, último dia completo de mandato dele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.