Após 14 dias, 11 mineiros são resgatados na China; 10 seguem soterrados
As equipes de resgate anunciaram hoje o resgate de 11 mineiros soterrados há duas semanas após uma explosão em uma mina em Qixia, na província de Shandong, no dia 10 de janeiro. Outros dez trabalhadores ainda estão soterrados.
Nesta semana, um dos mineiros morreu devido aos ferimentos. A preocupação aumenta a cada dia já que os socorristas não têm notícias dos outros 10.
A explosão ocorreu no poço do ventilador de ar, causando um entupimento que danificou o teleférico que permitia a subida dos mineiros. Um dos gerentes da mina foi detido por atrasar a comunicação do acidente.
Segundo o jornal "South China Morning Post", a emissora estatal CCTV mostrou as imagens do resgate, com os mineiros sendo puxados, um a um em cestos, com os olhos vendados para proteger os olhos da luz depois de tantos dias no escuro.
O primeiro mineiro resgatado foi levado às pressas para o hospital em "condição física extremamente fraca", disse a CCTV. Já o jornal oficial "China Daily" disse em seu site que sete dos trabalhadores conseguiram caminhar sozinhos até as ambulâncias.
Na última sexta-feira, as equipes de resgate avaliaram que precisariam de mais 15 dias para resgatar todos os mineiros. Graças a um cabo de metal baixado por um túnel escavado na rocha, os socorristas conseguiram levar alimentos e remédios para o grupo de mineiros.
Nesta sexta, a CCTV divulgou imagens de escombros removidos do solo e de uma perfuração sendo realizada.
O grupo de mineiros resgatados tentou localizar os desaparecidos usando lasers e alto-falantes, mas até sem sucesso, de acordo com a agência de notícias Xinhua.
Os acidentes em minas são comuns na China, onde este setor sofre com a segurança insuficiente e os regulamentos raramente são cumpridos. Em dezembro, 23 mineiros perderam a vida em uma mina de carvão em Chongqing, no sudoeste do país.
A explosão aconteceu poucos dias depois do governo anunciar uma redução no número de acidentes de trabalho no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.