Topo

Esse conteúdo é antigo

Ela perdeu R$ 36 mil em golpe ao se apaixonar por falso soldado americano

O soldado Jonathan Ramos, cuja foto é usada por golpistas - Reprodução/Instagram
O soldado Jonathan Ramos, cuja foto é usada por golpistas Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, de São Paulo

08/02/2021 19h34

Uma britânica perdeu 5 mil libras esterlinas (cerca de R$ 36 mil) ao cair em um golpe de um namorado falso na internet. Ela acreditava estar se relacionando virtualmente com um soldado das Forças Armadas dos EUA, que estaria no Afeganistão.

O golpista usava fotos roubadas do Instagram de um soldado americano chamado Jonathan Ramos.

Julie Price, 35, que vive em Portsmouth, na Inglaterra, passou cerca de um ano trocando mensagens com o sujeito, que nunca viu pessoalmente.

O golpista, que ainda não foi identificado, pedia para Julie enviar cartões da Amazon para que ele pudesse entrar na internet e se comunicar com ela de sua base no Afeganistão.

Julie afirmou à polícia que estava em um momento de vulnerabilidade pois havia se separado e perdido o pai há cinco meses.

Mãe solo de duas crianças de 4 e 11 anos, ela acabou vendendo o carro, a TV e as joias herdadas de sua avó para ajudar o falso soldado por quem estava apaixonada.

"Eu tenho vergonha disso, mas estava totalmente apaixonada por um estranho", disse Julie ao Daily Mail.

"Pensei que ele era a pessoa das fotos, que era um soldado e estava lutando para defender seu país. Me sinto estúpida. Ele sabia que eu estava vulnerável e foi assim que me pegou", desabafou a inglesa.

"Ele começou a dizer que me amava, e eu acreditei. Aos poucos comecei a sentir o mesmo. Logo ele estava me pedindo que mandasse cartões de 50 libras para que ele pudesse acessar a internet e falar comigo", relatou.

Mentiras

Quando Julie tentava falar com o rapaz por telefone ou videochamada, ele dizia que seria punido pelo comandante se fosse pego.

Cega pela manipulação, Julie aceitou a desculpa e chegou a mandar mil libras para ele comprar uma passagem de avião para visitá-la.

Em junho de 2019, ela foi ao aeroporto no dia combinado e ficou quatro horas esperando por ele, que nunca apareceu.

No dia seguinte, ele mandou uma mensagem dizendo que foi impedido de pegar o voo pelo comandante. Pediu mais dinheiro para comprar uma nova passagem, e Julie mandou.

"Nos meses seguintes eu mandei mais e mais dinheiro. Eu queria acreditar que era verdade", desabafou Julie.

Mãe percebe golpe

Em outubro de 2019, após um ano se relacionando com o rapaz, ela resolveu contar a história para sua mãe. A mãe imediatamente percebeu que se tratava de um golpe e alertou a filha, que mudou seus dados bancários e bloqueou o rapaz.

Após se dar conta de que estava sendo enganada, Julie entrou em um grupo de apoio no Facebook que reúne mais de 90 mil pessoas que foram vítimas de fraudes como a dela.

Foi neste grupo que Julie se deparou com um vídeo do verdadeiro soldado Jonathan Ramos, em que ele explicava que suas fotos estavam sendo roubadas por um golpista.

Ela ficou devastada e foi à polícia, que não pôde fazer muita coisa.

Agora, Julie quer ajudar outras mulheres a não caírem em golpes como ela. "Quero ajudar mulheres a evitarem passar pelo que eu passei. Ele me fez sentir amada, desejada e eu me convenci de que tínhamos algo especial", diz ela.

"Me senti abusada e desenvolvi depressão e ansiedade. Estou bem agora, mas nunca vou superar completamente o que aconteceu. Nunca vou recuperar meu dinheiro nem meu tempo, mas posso ajudar outras pessoas a não caírem em romances falsos e isso é mais valioso do que minha vergonha de falar em público", afirma Julie.