Topo

Esse conteúdo é antigo

Aos 116 anos, segunda pessoa mais velha do mundo se recupera do covid-19

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/02/2021 13h25

A freira francesa Irmã Andre, considerada a pessoa mais velha da Europa, se recuperou da covid-19 às vésperas de completar 117 anos de idade.

Lucile Randon nasceu em 11 de fevereiro de 1904, na cidade francesa de Ales. Ela adotou o nome de Irmã Andre quando ingressou em uma ordem católica em 1944.

A religiosa testou positivo para coronavírus na casa de repouso onde mora, em Toulon, na França, em 16 de janeiro. Ela não teve sintomas.

Outros 80 idosos moradores da mesma casa testaram positivo e 10 morreram.

Lucile é a segunda pessoa mais velha do mundo, atrás apenas da japonesa Kane Tanaka, que completou 118 anos no dia 2 de janeiro.

As 20 pessoas mais velhas do mundo na lista de Classificação Mundial de Supercentenários (definição dada a pessoas que passam dos 110 anos) do Grupo de Pesquisa de Gerontologia são todas mulheres.

Questionada se teve medo do vírus, a Irmã Andre disse à televisão francesa BFM: "Eu não tive medo porque não tenho medo de morrer. Estou feliz por estar com vocês, mas gostaria de estar em outro lugar, junto ao meu irmão, meu avô e minha avó".

O porta-voz da casa de repouso Sainte Catherine Labouré, David Tavella, afirmou que ela está bem. "Nós a consideramos curada. Ela está muito calma e está ansiosa para comemorar seu 117º aniversário na quinta-feira."

Segundo ele, Irmã Andre, que é cega mas muito espirituosa, celebrará seu aniversário com um grupo menor de residentes devido ao risco de infecção por coronavírus.

"Ela tem tido muita sorte", acrescentou.