Topo

Esse conteúdo é antigo

Pinguim salta em barco cheio de turistas para fugir de 'baleias assassinas'

Influenciador flagrou exato momento em que pinguim conseguiu fugir de orcas com ajuda de turistas na Antártida - Reprodução/Instagram
Influenciador flagrou exato momento em que pinguim conseguiu fugir de orcas com ajuda de turistas na Antártida Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/03/2021 14h44Atualizada em 09/03/2021 07h56

Um casal que viajava pela Antártida flagrou o exato momento em que um pinguim usou uma tática inesperada para fugir do ataque de baleias orcas, pulando em um barco lotado de turistas.

A cena foi registrada em novembro de 2019, mas viralizou apenas agora graças à repercussão da mídia britânica. Matt Karsten, de 40 anos, e sua mulher Anna, de 32, faziam imagens submarinas das famosas "baleias assassinas" quando acabaram acompanhando a fuga do pinguim.

Segundo o jornal Metro, o casal, conhecido na internet por suas viagens pelo mundo, comparou a experiência com a de assistir um documentário ao vivo.

"Foi uma loucura ver isso pessoalmente. Foi como assistir ao 'National Geographic' ao vivo. Imagino que o pinguim ficou aliviado de escapar", disse Matt, que nos últimos 10 anos já viajou para mais de 50 países.

Veja a cena clicando para o lado no post do Instagram:

O influenciador detalhou que ele e Anna faziam parte de um grupo que estava a caminho de um ponto de visitação conhecido pelo cenário paradisíaco quando avistaram o grupo de baleias no chamado estreito de Gerlache, formado por geleiras.

"Elas nadaram diretamente para a câmera para dizer 'oi', mas de repente estavam perseguindo o pinguim tentando comê-lo", descreveu.

Matt contou que antes de conseguir pular no barco turístico, o pinguim já tinha fracassado em uma primeira tentativa de se salvar.

Depois de terem resgatado o animal, os turistas levaram o novo passageiro até um ponto distante da perseguição, sem deixar de brincar que alguma orca também poderia tentar pular no barco.

Apesar do tom bem-humorado, as baleias realmente não desistiram tão fácil de sua presa.

Matt, que atende pelo nome de "Expert Vagabond" nas redes sociais, contou que o grupo de baleias chegou a seguir o bote por algum tempo, antes de seguir outro destino, permitindo que o pinguim voltasse ao oceano em segurança.