Topo

Esse conteúdo é antigo

Cobra surpreende instrutor e pega 'carona' em caiaque no Rio Paraguai

Homem manteve a calma para não atiçar a serpente e registrou o momento - Reprodução/Instagram/Alejandro Ponce De Leon
Homem manteve a calma para não atiçar a serpente e registrou o momento Imagem: Reprodução/Instagram/Alejandro Ponce De Leon

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/03/2021 09h37

Um instrutor de caiaque estava remando nas águas argentinas do Rio Paraguai, no começo deste mês, quando ganhou uma companhia um tanto quanto assustadora para a aventura. Uma cobra urutu (Bothrops alternatus) surgiu do rio, invadiu a embarcação e "pegou uma carona" nela.

Alejandro Ponce de León sentiu um "misto de medo e fascínio", mas conseguiu manter a calma para não atiçar a serpente venenosa — que de acordo com o ditado popular "se não mata, fere" —, e tirou uma foto dela.

"Não é normal que isso aconteça, estávamos navegando ao longo do rio e encontramos uma cobra na água, me aproximei dela e ela subiu no caiaque, então eu disse 'Fique parada, estou te levando para a costa'", relatou Alejandro, para a Elonce TV.

Segundo o instrutor, a cobra, que tinha cerca de um metro, insistiu em ficar no caiaque por alguns minutos. No início, as remadas lentas mal eram percebidas pelo animal, no entanto, em certo ponto da "carona", a serpente passou a se esgueirar na direção de Alejandro, que decidiu pular do caiaque e terminou o percurso nadando.

A Escola de Caiaque Alma de Río, onde Alejandro trabalha, explicou que a cobra urutu vive tanto na terra como na água, mas o nado consome muito sua energia, fazendo-a subir para descansar, como fez no momento do caiaque.

"Em Rosário não vemos muitos animais", afirmou Alejandro, sem esconder que considerou o encontro uma ótima experiência.

Inclusive, a Escola não deixou de ressaltar a importância da fauna para o funcionamento do ecossistema do rio e concluiu que, em encontros com animais "dos quais temos medo", temos que "escolher não matá-los".