Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem descobre túnel do século 19 debaixo de sua casa nos EUA

Túnel do século 19 foi descoberto embaixo de casa em Alton, no estado norte-americano de Illinois  - Reprodução/Fox2
Túnel do século 19 foi descoberto embaixo de casa em Alton, no estado norte-americano de Illinois Imagem: Reprodução/Fox2

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/04/2021 16h32

Um homem descobriu um túnel que data do século 19 embaixo da casa onde vive na cidade de Alton, em Illinois, nos Estados Unidos. Gary Machens fez o achado por acaso, depois que adquiriu o imóvel em dezembro de 2020.

De acordo com o site local The Alton Telegraph, o proprietário estava cavando uma calçada para remover parte de uma parede de pedra presente na casa. Foi quando, de repente, encontrou a entrada do túnel.

"Meu marido pisou no último degrau e ele meio que desabou", recordou Beth, a esposa de Gary, em entrevista ao site. "Ele me ligou no trabalho e disse: 'é melhor você ir para casa; você não vai acreditar no que acabei de descobrir."

À estação KTVI, Gary disse que historiadores da área estimam que o túnel tenha sido construído por volta do ano 1840. O lugar, que tem cerca de 18 metros de extensão, possui arcos de calvário e estrutura de tijolos. O chão é de terra e pedra, com pedaços de madeira ao longo do corredor.

"A casa foi construída em 1890, acredita-se que o túnel data de 1840, por isso esteve aqui por 50 anos (...) ", detalha Gary. "Temos mapas que datam de 1863 e esta casa não existia [nesse ano] e também não existia outra casa nesta propriedade aqui."

Não se sabe ao certo qual era a serventia do túnel da propriedade. Há teorias de que o lugar servia para armazenar gelo e comida. Além do mais, o local também teria sido usado para guardar uma carruagem puxada por cavalos. Se for o caso, isso explicaria o fato de a casa ter um estábulo para uma carruagem do início do século 20.

Além disso, três ex-prefeitos de Alton viveram no imóvel, que foi projetado pelo arquiteto e ex-prefeito de Alton, Lucas Pfeiffenberger. Durante a década de 1920, residiu também na moradia William H. Neerman, dono de uma empresa de tapetes na cidade.