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15 dias

Escocês recebe por engano três contas de luz no valor de R$ 539,7 mil

Bill Glasson, de 85 anos, recebeu três contas de luz de R$ 539,7 mil  - Pexels/Karolina Grabowska
Bill Glasson, de 85 anos, recebeu três contas de luz de R$ 539,7 mil Imagem: Pexels/Karolina Grabowska

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/04/2021 14h11

O engenheiro naval aposentado Bill Glasson, de 85 anos, da Escócia, levou um susto ao receber por engano três contas de luz no valor de mais de 22 mil libras esterlinas cada — cerca de R$ 539,7 mil.

Ele contou ao site britânico Daily Record que a esposa dele chegou até a passar mal e ser levada até um hospital na quarta-feira (14). Segundo ele, o estresse da situação pode ter agravado o seu quadro de saúde.

O escocês relata que pagava apenas 56 libras esterlinas pela eletricidade — aproximadamente R$ 432 — desde que se mudou em 2014 para a casa onde ele vive, na cidade de Dumfries. O valor nunca havia variado tanto assim.

Entretanto, uma vez ele recebeu uma carta da empresa de energia Scottish Power informando que o custo da conta de luz aumentaria. E assim foi: o valor subiu para 75 libras esterlinas por mês — quase R$ 580.

Mas só foi há duas semanas que o idoso recebeu uma conta exorbitante de 7 mil libras esterlinas (R$ 54,1 mil) em sua caixa de correio. Bill ficou arrasado e ligou para o setor de reclamações da empresa.

A instrução da companhia, segundo ele, foi esquecer o engano por enquanto. Porém, o problema voltou a ocorrer. Desta vez, chegou uma nova conta de 22,6 mil libras esterlinas (R$ 174,9 mil), seguida por outra, quatro dias depois — e mais outra.

"Essa foi a gota d'água. Eu me sentia estressado até os olhos. Quando voltei a ligar para a Scottish Power, eles disseram que tenho dois medidores de energia em casa e dois números de conta diferentes", relatou Bill.

Entretanto, quando funcionários da companhia de luz foram verificar a casa do aposentado, só encontraram um único medidor de energia e não dois.

Um porta-voz da Scottish Power lamentou o ocorrido e o mau atendimento ao cliente e disse que os problemas de faturamento deveriam ter sido detectados e resolvidos muito antes. "Já revisamos e corrigimos totalmente a conta, deixando um saldo de crédito de mais de 2 mil libras esterlinas [R$ 15,4 mil], que será reembolsado", disse o representante.

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