Topo

Esse conteúdo é antigo

Amigos abrem pizzaria para contratar egressos do sistema prisional nos EUA

Os amigos Kurt Evans e Muhammed Abdul-Hadi entre o chefe executivo Michael Carter - Reprodução/Instagram
Os amigos Kurt Evans e Muhammed Abdul-Hadi entre o chefe executivo Michael Carter Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para UOL, em São Paulo

16/04/2021 13h08

Dois amigos na Filadélfia, nos Estados Unidos, uniram forças e abriram uma pizzaria administrada exclusivamente por homens e mulheres que são egressos do sistema prisional. A ideia é diminuir a taxa de reincidência de crimes na cidade.

"Estamos mudando a qualidade de vida de nossa comunidade sendo a mão que alimenta e ensinando os outros a fazer o mesmo", disse o co-fundador Kurt Evans ao Good Morning America.

Kurt Evans e Muhammed Abdul-Hadi são amigos de longa data e, depois de ver como o encarceramento afetou suas famílias e pessoas próximas, os dois planejaram e abriram no mês passado a Down North Pizza.

O estabelecimento oferece oportunidades de carreira na culinária, além de um salário justo para os indivíduos. Atualmente, a pizzaria conta com oito funcionários e, de acordo com os fundadores, aqueles que precisam de uma residência por uma curta duração também recebem seis meses de aluguel gratuito no apartamento acima do restaurante, permitindo que eles possam economizar dinheiro para criar planos mais sólidos.

"Queremos apenas encontrar as pessoas onde elas estão e ajudá-las ao longo do caminho", disse Evans. "Foi muito importante para nós ajudar essas pessoas que saíram do sistema e quebrar o ciclo de encarceramento em massa".

Evans e Abdul-Hadi disseram que esperam ser um exemplo para os negócios de pessoas negras no país, e que buscam encorajar outros estabelecimentos a encontrar maneiras de retribuir às suas comunidades.

"Se você quiser se envolver, você pode começar fazendo parceria com organizações locais que tenham a mesma opinião. Normalmente, a comunidade está falando com você sobre o que precisa, você apenas tem que ouvir", defendeu Evans.

Desde a inauguração, o estabelecimento vem alcançando sucesso nas vendas.