Topo

Esse conteúdo é antigo

Farmácia nos EUA aplica soro em vez de vacina contra a covid-19 por engano

Imunizante da Pfizer, uma das três vacinas contra a covid-19 que são aplicadas nos Estados Unidos - Claudio Furlan/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo
Imunizante da Pfizer, uma das três vacinas contra a covid-19 que são aplicadas nos Estados Unidos Imagem: Claudio Furlan/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

19/04/2021 13h52

Uma farmácia nos Estados Unidos aplicou doses de soro fisiológico em vez de vacinas contra a covid-19 por engano. O erro aconteceu em uma unidade da rede de drogarias Walgreens na cidade de Monroe, na Carolina do Norte.

A Walgreens não deu detalhes de quantas doses de soro foram aplicadas por engano, mas afirmou que um "número limitado" de pessoas está envolvido no erro. A rede de farmácias também disse que fez contato com as pessoas para que voltassem ao local e recebessem a vacina contra a covid-19 o mais rápido possível.

A causa do erro ainda está sendo apurada internamente pela Walgreens.

Nos Estados Unidos, farmácias e até supermercados fazem parte dos pontos de vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus. A rede Walgreens, que tem mais de 9 mil unidades no país, vem aplicando doses da vacina da Pfizer/BioNTech e também da Moderna.

Mais recentemente, a Walgreens afirmou que tinha começado a distribuir também em sua rede a vacina da Janssen, que é o braço farmacêutico da Johnson & Johnson. Diferente dos imunizantes da Pfizer e Moderna, a vacina da Janssen é de dose única, não necessitando de uma dose de reforço.

Mais de metade da população vacinada

Após iniciar a imunização contra a covid-19 em dezembro do ano passado, os Estados Unidos já vacinaram com uma primeira dose mais de metade da população. Em menos de 130 dias, o país aplicou imunizantes em mais de 131 milhões de pessoas.

De acordo com dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), a segunda dose também já foi aplicada em mais de 83 milhões de adultos, o que significa 34% da população.

A partir de hoje, todos os adultos podem se vacinar contra a covid-19 nos Estados Unidos, com a expansão da campanha para pessoas entre 16 e 30 anos.