Topo

Esse conteúdo é antigo

Surto de covid-19 atinge asilo nos EUA devido a um funcionário não vacinado

O episódio foi descrito em um estudo publicado ontem pelo CDC  - Pixabay/sabinevanerp/313 images
O episódio foi descrito em um estudo publicado ontem pelo CDC Imagem: Pixabay/sabinevanerp/313 images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/04/2021 14h05

Um profissional de saúde não vacinado gerou um surto de covid-19 em uma casa de repouso no estado norte-americano de Kentucky. O episódio foi descrito em um estudo publicado ontem pelo CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos).

A pesquisa conta que foram infectados 26 idosos, incluindo 18 vacinados com a vacina Pfizer-BioNTech. Além disso, testaram positivo para a doença 20 profissionais de saúde, dos quais apenas quatro tinham recebido o imunizante.

O surto gerou ainda a morte de dois residentes que não haviam sido imunizados e um outro vacinado que também veio a óbito, segundo o jornal The New York Times. Entrentanto, a maioria dos infectados pelo coronavírus não desenvolveu sintomas ou precisou de hospitalização.

O estudo estimou que, em março, quando o surto foi identificado, 90% dos residentes do asilo já tinham recebido a vacina da Pfizer-BioNTech, mas apenas metade dos 116 trabalhadores do local haviam sido imunizados.

O fato envolveu uma variante do vírus Sars-CoV-2 que não está na lista do CDC das cepas consideradas de preocupação ou interesse. Chamada de R1, a alteração contém múltiplas mutações na proteína spike, que permite que o coronavírus penetre nas células humanas.

Os autores da pesquisa ressaltam a importância da vacinação e do uso de equipamentos de proteção, assim como a aderência a testes de rotina e aos protocolos de controle de infecção nos asilos.

"Para proteger os residentes de instalações de enfermagem qualificados, é crucial que os profissionais de saúde, bem como os residentes de instalações de enfermagem qualificados, sejam vacinados", salientaram os pesquisadores.