Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA dispensam máscara para vacinados em atividades e reuniões ao ar livre

Com vacinação avançada, EUA dispensaram uso de máscara ao caminhar, correr e pedalar ao ar livre - Olivier Douliery/AFP
Com vacinação avançada, EUA dispensaram uso de máscara ao caminhar, correr e pedalar ao ar livre Imagem: Olivier Douliery/AFP

Do UOL, em São Paulo*

27/04/2021 14h35Atualizada em 27/04/2021 15h05

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos mudou sua recomendação e dispensou o uso de máscaras em atividades e pequenas reuniões ao ar livre para pessoas que já estão totalmente imunizadas contra a covid-19.

As novas diretrizes foram publicadas hoje. Quem não está totalmente imunizado —só tomou a primeira ou nenhuma dose da vacina— também poderá fazer atividades ao livre sem máscara, mas deverá utilizar a peça de proteção em lugares onde há outras pessoas fora de seu núcleo de familiares e amigos.

As atividades dispensadas do uso de máscara são: caminhar, correr e pedalar. Pessoas imunizadas também podem se reunir sem máscara em espaços abertos em pequenos grupos de amigos, familiares e outras pessoas que também tenham sido vacinadas. A proteção facial também é dispensada para os vacinados em restaurantes com mesas ao ar livre.

No entanto, o uso de máscara segue obrigatório em espaços fechados —como lojas, shoppings, restaurantes (exceto em áreas abertas), salões de beleza, igrejas, academias, cinemas, teatros— e no transporte público.

Os EUA têm uma das campanhas de vacinação contra a covid-19 mais avançadas do mundo, com 95,9 milhões de pessoas (28,7% de sua população) totalmente imunizadas. Se consideradas as pessoas que já tomaram ao menos uma dose da vacina, o total de vacinados sobe para 141 milhões (42,1% da população).

Objetivo é incentivar mais pessoas a se vacinar

Durante uma coletiva de imprensa da Casa Branca, a diretora do CDC, Rochelle Walensky, afirmou que o objetivo das novas recomendações é incentivar mais pessoas a se vacinar.

Segundo a cientista, a imunização completa ocorre 14 dias após a primeira dose da vacina da Johnson & Johson (de dose única) e depois da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e da Moderna.

No caso dos ambientes fechados, Walensky afirmou que há um risco 26 vezes maior de transmissão da covid-19 nesses locais em comparação com ambientes externos.

"Até que mais pessoas sejam vacinadas, o uso de máscara em ambientes fechados proporcionará proteção extra", afirmou a médica, que faz parte da força-tarefa da Casa Branca para o combate à pandemia.

O diretor do Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, que também participou da coletiva, alertou para os riscos das novas variantes do coronavírus. De acordo com o cientista, que é conselheiro do governo Joe Biden, a cepa "mais problemática" é a da África do Sul.

(*Com informações do Estadão Conteúdo)