EUA prometem doar 60 milhões de vacinas da AstraZeneca nos próximos meses
Os Estados Unidos compartilharão 60 milhões de doses da vacina da AstraZeneca com países de todo o mundo. A doação será feita assim que o imunizante passar pelas revisões de segurança da FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos, em tradução), informou a agência AP News.
A expectativa é de que as vacinas comecem a ser entregues nos próximos meses. Os Estados Unidos ainda não definiram quais países receberão os imunizantes contra a covid-19, mas México e Canadá querem que o governo Biden compartilhe mais doses —no mês passado, os países receberam uma doação que totaliza 4 milhões de vacinas.
Os Estados Unidos contrataram 300 milhões de doses da AstraZeneca, farmacêutica que enfrenta problemas de produção devido à alta demanda. Segundo a AP News, cerca de 10 milhões de doses foram produzidas até o momento, mas ainda precisam do aval da FDA. O processo de liberação deve ser concluído nas próximas semanas.
Outras 50 milhões de doses adicionais estão em diferentes estágios de produção, mas podem estar disponíveis para exportação em maio e junho.
"Dado o forte portfólio de vacinas que os EUA já possuem e que foram autorizadas pelo FDA, e dado que a vacina AstraZeneca não está autorizada para uso nos EUA, não precisamos usar a vacina AstraZeneca aqui durante os próximos meses ", disse Jeff Zients, coordenador do comitê da covid-19 da Casa Branca, à AP News.
"Portanto, os Estados Unidos estão procurando opções para compartilhar as doses do AstraZeneca com outros países à medida que estiverem disponíveis."
A previsão inicial dos Estados Unidos era de que a vacina da AstraZeneca fosse a primeira a receber autorização da FDA e, por isso, o governo americano contratou o suficiente para 150 milhões de pessoas, segundo a AP News.
Os Estados Unidos são um dos países que mais vacinam em todo o mundo, com 228,6 milhões de doses aplicadas, segundo o World In Data, o que equivale a cerca de 30% da população imunizada.
O ritmo de vacinação cresceu nos EUA desde a eleição do presidente Joe Biden. No início de janeiro, cerca de 300 mil pessoas eram vacinadas por dia. Em abril, a média ficou em mais de 3 milhões por dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.