'Monstro do rio' pescado nos EUA pesa 109 kg e pode ter mais de 100 anos
Apelidado de "monstro do rio", um peixe de 109 quilos, que pode ter mais de 100 anos, foi fisgado em abril no Rio Detroit, nos Estados Unidos.
A fêmea do peixe esturjão (nome comum para espécies da família Acipenseridae) mede um pouco mais de 2 metros e, depois de registrada, foi jogada de volta nas águas.
Segundo a CNN Internacional, especialistas acreditam que o animal é um dos maiores esturjões já registrados em território americano. Com base em sua circunferência e tamanho, eles estimaram a sua idade centenária.
Uma imagem da criatura foi compartilhada nas redes sociais pela equipe do Escritório de Conservação de Peixes e Vida Selvagem de Alpena, uma cidade no estado do Michigan.
"Uma captura de uma vez na vida para nossa tripulação de espécies nativas do Rio Detroit na semana passada!", anunciou a entidade. "Este peixe é um dos maiores esturjões de lago já registrados nos EUA".
Now that's how you take a fish photo! The Alpena Fish and Wildlife Conservation Office crew caught this 240 pound, 6' 10...
Publicado por U.S. Fish and Wildlife Service em Segunda-feira, 3 de maio de 2021
"Ela provavelmente nasceu no rio Detroit por volta de 1920, quando Detroit se tornou a quarta maior cidade da América", também informou o escritório.
O esturjão do lago é um peixe de água doce que vive na América do Norte, da Baía de Hudson, no Canadá, até o rio Mississipi. Essas criaturas se movimentam lentamente e preferem habitats de areia ou cascalho no fundo de lagos ou leitos de rios.
As fêmeas, que podem viver até 150 anos, só sobem mais em direção à superfície durante a época de desova. Já os machos vivem entre 50 a 60 anos, de acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.
O grupo de peixes é listado como ameaçado em 19 dos 20 estados norte-americanos onde eles habitam. A sua superexploração e a perda de habitat estão entre os motivos para o declínio dos esturjões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.