Topo

Esse conteúdo é antigo

Caçador procurado há 20 anos é preso suspeito de matar 70 tigres

Habib Talukder é bastante conhecido na região por seus crimes - Yuri Smityuk\TASS via Getty Images
Habib Talukder é bastante conhecido na região por seus crimes Imagem: Yuri Smityuk\TASS via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/06/2021 11h35

Habib Talukder, apelidado de "habib dos tigres", foi preso em Bangladesh suspeito de caçar ilegalmente cerca de 70 tigres de Bengala ameaçados de extinção. Ele era procurado há 20 anos.

Um representante da polícia local contou que Habib morava perto do mangue arbóreo de Sundarbans, entre a Índia e Bangladesh, que abriga uma das maiores populações de tigres de Bengala do mundo. Sempre que a polícia aparecia para vigiar a área, ele fugia, conforme as informações do site australiano ABC News.

"Ele era uma grande dor de cabeça para nós. Ele representava uma grande ameaça para a biodiversidade da floresta", explicou o oficial de conservação florestal, Mainuddin Khan, acrescentando que está aliviado com a prisão do criminoso.

O homem de 50 anos se tornou notório na região por caçar sozinho os grandes felinos e sempre sair ileso de seus delitos. "Nós o respeitamos e temos medo dele na mesma medida", disse o morador local Abdus Salam.

Talukder estaria, até então, comercializando as peles, ossos e carne dos tigres no mercado ilegal, que, por sua vez, venderia os produtos principalmente para a China.

Em 10 anos, a população de felinos selvagens caiu quase 25% na região, mas, com os esforços de impedir a caça, está voltando a aumentar aos poucos.