Castillo mantém ligeira vantagem com quase 100% das urnas apuradas no Peru
O candidato de esquerda Pedro Castillo mantém uma ligeira vantagem sobre sua adversária, Keiko Fujimori. O Escritório Nacional de Processos Eleitorais já processou 100% das urnas, mas apenas 99,408% dos votos foram contabilizados.
Pouco antes do resultado oficial, Castillo tem 50,179% dos votos, enquanto Fujimori tem 49,821%. A última atualização foi feita hoje às 20h50.
Keiko Fujimori pediu que 200 mil votos fossem anulados alegando que teria havido fraude em 802 atas eleitorais. As autoridades eleitorais do país, no entanto, não encontraram indícios de fraude.
Ainda ontem, com 98,5% das urnas apuradas, Pedro Castillo se apresentou como vencedor. Ele já foi parabenizado por líderes da esquerda latino-americana como o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e os ex-presidentes Evo Morales, da Bolívia, e Lula.
O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, lamentou a provável vitória de Castillo no Peru. "Perdemos agora o Peru. Voltou, pelo que tudo indica, falta 1% de apuração lá, só um milagre pra reverter, vai reassumir lá um cara do Foro de São Paulo [organização de esquerda]", afirmou ontem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.