Topo

Esse conteúdo é antigo

Sul-africana que forjou gestação de 10 bebês é colocada em ala psiquiátrica

Gravidez de dez bebês na África do Sul foi farsa - Reprodução/IOL
Gravidez de dez bebês na África do Sul foi farsa Imagem: Reprodução/IOL

Colaboração para o UOL

22/06/2021 10h44

Gosiame Sithole, de 37 anos, foi internada na semana passada em uma cidade próxima a Johanesburgo, na África do Sul, enquanto estava em casa de parentes. Ela foi levada para uma enfermaria psiquiátrica por ter inventado a história de que deu à luz dez bebês em uma mesma gestação.

A sul-africana ficou mundialmente conhecida ao dizer que teve um parto em 7 de junho em um hospital da cidade de Pretória, que seria um recorde de números de bebês gestados de uma vez. Segundo o The Sun, as dúvidas sobre a veracidade da história começaram quando as crianças não apareceram em momento algum.

Além disso, o departamento nacional de saúde da África do Sul concluiu sua própria investigação e não encontrou nenhuma evidência de que os dez bebês existam.

Em meio a tudo isso, jornais locais independentes alegam que os nascimentos aconteceram e que houve um acobertamento de possíveis negligências médicas, porém sem saber onde estariam essas crianças.

A polícia informou, que ela não cometeu nenhum crime, mas a levaram para o hospital para receber os cuidados da equipe do Departamento de Desenvolvimento Social da província de Gauteng.

O The Sun reportou também que a advogada de Sithole, Refiloe Mokoena, alega que ela está internada contra sua vontade e que irá solicitar uma ordem judicial para exigir sua libertação.

Um protesto contra a internação de amigos e familiares estava previsto para acontecer na sexta-feira, mas não há confirmações de que foi realizado de fato.