Vídeo mostra demolição de prédio que desabou em Miami; assista
O prédio no condomínio Champlain Towers South em Surfside, perto de Miami, que desabou parcialmente no dia 24 de junho foi demolido ontem. Até agora, as equipes de buscas retiraram 27 corpos dos escombros - total atualizado na manhã de hoje, com o encontro de mais três mortos. Cerca de 120 pessoas ainda estão desaparecidas.
A demolição controlada foi realizada neste domingo, onze dias após a tragédia, devido à ameaça da chegada da tempestade tropical Elsa. Os esforços de busca e resgate foram suspensos.
Os moradores da área não precisaram deixar suas casas, apenas foi recomendado que eles desligassem o ar-condicionado e fechassem as janelas no momento da explosão.
A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, afirmou em coletiva hoje que era importante realizar a demolição antes da tempestade atingir o estado, o que está previsto para acontecer amanhã. Embora o condado tenha saído da rota do cone de preocupação de Elsa ontem, a região ainda pode sofrer efeitos dos ventos fortes provocados pela tempestade.
A demolição controlada aconteceu pouco depois das 22H30 locais (23H30 de Brasília).
Cava acrescentou que as operações de busca e resgate serão retomadas imediatamente após a autorização dos engenheiros.
A prefeita ainda destacou que "derrubar o edifício de maneira controlada era fundamental para expandir a operação de busca", porque as equipes não conseguiram aprofundar mais os trabalhos devido ao risco de desabamentos.
Ontem pela manhã, a tempestade tropical Elsa estava na costa da Jamaica com ventos de 100 km por hora. A previsão é de que hoje a tempestade atravesse Cuba e chegue ao oeste da Flórida até terça-feira.
Veja o momento do desabamento do prédio:
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.