Biden diz que Cuba é 'estado fracassado' e não considera enviar ajuda agora
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje em uma entrevista coletiva à imprensa que Cuba é um "estado fracassado" e que não considera enviar apoio à ilha no momento, visto que o governo poderia confiscar as remessas.
"Cuba infelizmente é um estado fracassado e está reprimindo seus cidadãos. Há várias coisas que poderíamos considerar para ajudar o povo de Cuba, mas isso requereria uma circunstância ou garantia diferente de que o governo não tiraria vantagem disso", falou ele na Casa Branca após reunião com a chanceler alemã Angela Merkel.
Biden disse também que o comunismo é um "sistema fracassado". "O comunismo é um sistema fracassado, um sistema universalmente fracassado. Não vejo o socialismo como um substituto muito útil, mas essa é outra história", declarou.
O democrata falou ainda que está pronto para enviar "uma quantidade significativa" de vacinas contra covid-19 à ilha, se uma organização internacional as distribuísse.
"Eu estaria preparado para dar quantidades significativas da vacina se eu fosse garantido que uma organização internacional administraria essas vacinas e o faria de maneira que o cidadão médio teria acesso a elas", continuou.
As declarações do presidente norte-americano acontecem na mesma semana em que o país registrou as maiores manifestações antigoverno em décadas, pedindo medidas para aliviar a crise econômica e sanitária causada pela pandemia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.