Topo

Esse conteúdo é antigo

Pedro Castillo é declarado presidente do Peru mais de um mês após eleição

Pedro Castillo (Peru Livre), eleito presidente do Peru em 2021 - Ricardo Moreira/Getty Images
Pedro Castillo (Peru Livre), eleito presidente do Peru em 2021 Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

Colaboração para o UOL*

19/07/2021 22h02

O socialista Pedro Castillo foi declarado presidente eleito do Peru hoje, mais de um mês após as eleições, ocorridas em 6 de junho. A vitória foi confirmada pelo JNE (Júri Nacional de Eleições), órgão responsável pela eleição no país.

"Proclamo presidente da república don José Pedro Castillo Terrones", anunciou em breve cerimônia virtual o titular do JNE, Jorge Luis Salas.

A previsão é de que a posse ocorra em 28 de julho, data na qual o Peru irá comemorar o bicentenário da independência. Também é neste dia que termina o mandato do presidente interino, Francisco Sagasti.

O anúncio do resultado final do processo eleitoral foi atrasado por centenas de contestações e pedidos de anulações de votos, apresentados pela adversária de direita Keiko Fujimori. Hoje, após a justiça eleitoral informar que rejeitou os últimos recursos da candidata para evitar a derrota no pleito, ela reconheceu o resultado da eleição, mas disse que Castillo venceu de maneira "ilegítima".

De acordo com a contagem dos votos, o professor de 51 anos obteve 50,13% dos válidos, e a filha do ex-ditador Alberto Fujimori, 49,87%. Em números totais, foram 8.836.380 para o socialista e 8.792.117 para Keiko, uma diferença de 44.263 votos.

O partido de Fujimori alegou irregularidades e fraudes, mas não apresentou provas suficientes. No entanto, a OEA (Organização dos Estados Americanos), União Europeia, Departamento de Estado dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido declararam, separadamente, que as eleições foram transparentes.

Castillo usou as redes sociais para agradecer ao povo peruano por um "triunfo histórico". O novo presidente do país disse, também, que chegou o momento de construir, junto a todos os setores da sociedade, um Peru "inclusivo, justo, livre, sem discriminação e pelos direitos de todos e todas".

"Hoje, irmãos e irmãs, começa uma nova etapa da nossa história", escreveu.

O presidente interino do Peru, Francisco Sagasti, publicou uma mensagem parabenizando Castillo pela vitória. Sagasti fez um pedido para que olhem com "otimismo" para o futuro do país e desejou que este "seja o início de uma nova etapa de reconciliação, consenso e unidade".

Quem é Pedro Castillo

Pedro Castillo, de 51 anos, é um professor de escola rural que ficou conhecido nacionalmente há quatro anos como líder de uma greve nacional de professores.

Na campanha, o candidato do partido Perú Libre prometeu "não haver mais pobres em um país rico". Um discurso que atraiu muito eleitores que estavam decepcionados os políticos tradicionais do país.

Ele é casado e tem três filhos. Sua esposa é evangélica e ele é católico, misturando uma moral conservadora com reivindicações sociais por mudança. Castillo tem uma posição contrária ao aborto, casamento homossexual e eutanásia. O perfil foi bem recebido no país, onde a religião costuma ser um fator eleitoral.

Sua plataforma política foi pautada em uma tríade: saúde, educação e agricultura. Que, para ele, são os três setores prioritários para promover o desenvolvimento nacional. Durante a eleição, Castillo também falou em convocar uma Assembleia Constituinte para redigir uma nova Constituição.

* Com informações de AFP e Reuters