Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião dos EUA deixou Afeganistão com 5 vezes mais passageiros que o limite

Afegãos tentam deixar país após grupo fundamentalista Taleban retomar o poder - Reprodução/Instagram
Afegãos tentam deixar país após grupo fundamentalista Taleban retomar o poder Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

16/08/2021 22h02Atualizada em 17/08/2021 21h34

Um avião de transporte militar dos EUA decolou hoje de Cabul, capital do Afeganistão, com mais de 600 afegãos a bordo.

A imagem foi obtida pelo site especializado Defense One e compartilhada pelo ativista afegão Rustam Wahab, que vive no Reino Unido, onde estuda na Universidade de Southampton.

A aeronave é um Boeing C-17 Globemaster. Segundo as especificações da fabricante, o veículo foi desenvolvido para a Força Aérea norte-americana e pode carregar até 134 soldados sentados. Logo, a ocupação de hoje é cerca de cinco vezes maior do que a recomendada.

Segundo o Defense One, o avião não planejava levar tantas pessoas, mas pessoas em pânico entraram na rampa meio-aberta da aeronave.

Em vez de forçá-los a sair, "a tripulação tomou a decisão de partir", disse um funcionário da Defesa dos EUA ao veículo. "Cerca de 640 civis afegãos desembarcaram da aeronave quando ela chegou ao seu destino".

O funcionário não revelou o local de chegada.

Na terça-feira, a Força Aérea norte-americana comentou a imagem, dizendo que nove aeronaves semelhantes partiram para Cabul para entregar suprimentos. Sete delas já partiram do país, segundo eles, com cerca de 700 a 800 passageiros a bordo. Desses, apenas 165 seriam cidadãos americanos.

De acordo com a publicação do órgão, a foto não é do avião em que houve uma "falha na segurança" —não fica claro se em referência aos vídeos que mostram ao menos dois indivíduos caindo de uma aeronave da Força Aérea dos EUA instantes depois da decolagem, após se pendurarem na parte externa. "As evacuações no Afeganistão continuam", finaliza o post.

Pânico no aeroporto de Cabul

Cidadãos do Afeganistão estão em pânico após a tomada da capital do país pelo grupo fundamentalista Taleban. Na manhã de hoje, em um ato de desespero, dezenas de pessoas se jogaram na parte externa de um avião que transportava membros da embaixada dos Estados Unidos para o país de origem.

Informações divulgadas pelo Pentágono apontam que soldados norte-americanos mataram dois homens que estavam armados no aeroporto.

Outros morreram após caírem durante a decolagem da aeronave. A tentativa dos afegãos era chegar até a porta do avião e tentar embarcar para sair do país com o auxílio do transporte aéreo.

Ainda não há um balanço oficial de vítimas, mas estima-se que ao menos sete pessoas morreram. Por conta da situação, os voos chegaram a ser cancelados pelos Estados Unidos, que utilizam o aeroporto de Cabul como base. Horas depois, as atividades foram retomadas.

O grupo de militares dos EUA disse à agência internacional de notícias AP que não sabia especificar se as mortes foram causadas por tiros ou pisoteadas durante o tumulto.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram milhares de pessoas aguardando na pista do aeroporto.