Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA acreditam poder evacuar todos os americanos do Afeganistão até 31/08

"Temos tempo suficiente entre hoje até o dia 31 para retirar todos os americanos", reforçou a Casa Branca - Drew Angerer/Getty Images via AFP
"Temos tempo suficiente entre hoje até o dia 31 para retirar todos os americanos", reforçou a Casa Branca Imagem: Drew Angerer/Getty Images via AFP

Do UOL, em São Paulo

23/08/2021 16h33Atualizada em 23/08/2021 20h45

Os Estados Unidos reforçaram hoje seu objetivo de evacuar todos os americanos do Afeganistão até 31 de agosto, data inicialmente definida pelo presidente Joe Biden como fim do prazo para a retirada das tropas do país. O anúncio respeita o acordo com o Talibã, mas acontece em meio a pedidos de outros países para prorrogar as operações no aeroporto de Cabul, capital afegã.

"Como eu já disse antes, como o presidente [Biden] já disse antes, nós acreditamos que temos tempo suficiente entre hoje até o dia 31 [de agosto] para retirar todos os americanos que desejarem sair", disse a jornalistas Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca.

Mais cedo, o porta-voz do Talibã, Suhai Shaheen, alertou que os EUA e seus aliados sofrerão as "consequências" caso decidam postergar a saída das tropas do Afeganistão. O adiamento chegou a ser considerado por Washington para viabilizar as caóticas operações de evacuação no aeroporto de Cabul.

"Se os EUA ou o Reino Unido pensarem em buscar mais tempo para continuar com as retiradas, a resposta é não. Ou haverá consequências. Isso vai criar uma desconfiança entre nós. Se eles pretendem continuar na ocupação [do Afeganistão], vão provocar uma reação [do Talibã]", declarou Suhai Shaheen, porta-voz talibã, ao canal britânico Sky News.

Após a entrevista de Shaheen, o assessor de imprensa do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, disse "entender" a posição do Talibã.

Vimos as declarações públicas feitas pelo porta-voz do Talibã sobre sua posição quanto ao prazo de 31 de agosto. Acho que todos nós entendemos essa posição. O objetivo é retirar [do Afeganistão] o máximo de pessoas o mais rápido possível [...]. Não vamos descansar.
John Kirby, assessor do Departamento de Defesa

16 mil pessoas em 24 horas

Segundo informado hoje pelo Pentágono — sede do Departamento de Defesa dos EUA —, cerca de 16 mil pessoas foram evacuadas nas últimas 24 horas pelo aeroporto de Cabul, elevando para 37 mil o total acumulado desde 14 de agosto, véspera da tomada da capital afegã pelo Talibã.

Já a Alemanha anunciou ter ajudado mais de 2,5 mil pessoas a fugir e o Reino Unido, mais de 5,7 mil. Muitas, porém, ainda querem sair do Afeganistão, o que torna o prazo até 31 de agosto inviável para muitos países.

Mais cedo, o chanceler da França, Jean Yves Le Drian, disse considerar "necessário" um "período adicional" para concluir a operação. A Alemanha, por sua vez, negocia com EUA, Turquia e outros aliados para manter o aeroporto de Cabul aberto após 31 de agosto, mas acredita que terá que continuar "discutindo com o Talibã", de acordo o ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas.

O Reino Unido também anunciou sua intenção de defender com os EUA a extensão das operações em Cabul além do prazo final. A discussão deve acontecer amanhã, durante uma reunião virtual do G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo).

(Com AFP e RFI)