Rara 'planta pênis' de quase 2 metros floresce pela 1ª vez em 25 anos
Um jardim botânico na cidade de Leiden, na Holanda, foi palco de um evento extraordinário: o nascimento de uma "planta pênis" na Europa, pela primeira vez em quase 25 anos.
Com um cheiro que remete a carne podre, para atrair insetos, a "planta pênis" tem 1,98 metro de tronco e ganhou uma "floração" de 48,7 centímetros na última semana, após seis anos de espera, já que a variação, natural das selvas da Indonésia, foi levada para o jardim holandês em 2015.
Especialistas da área acreditam que esse é o terceiro registro da planta, que tem o nome científico Amorphophallus decus-silvae, em solo europeu. Suas "aparições" são ainda mais raras porque a espécie demanda um ambiente muito quente, mas com umidade moderada, uma combinação difícil de alcançar na natureza, explica o site do Jardim Botânico de Leiden.
A planta de formato fálico, que rendeu seu nome popular inusitado, já murchou. A expectativa agora é de que ela volte a florescer em uma década.
"Durante a floração feminina da planta, o espádice — parte branca e com formato fálico da floração — esquenta e emite odor pungente associado à carne podre", informou o jardim botânico. "Moscas e outros insetos polinizadores gostam deste odor e vão em bando até a planta. Eles então pegam o pólen e transportam para outras Amorphophallus decus-silvae".
Ainda segundo o texto, o vegetal passa anos coletando energia, produzindo apenas folhas e estocando a "comida" em seus tubérculos. "E centenas de visitantes aproveitaram a rara floração da espécie para visitá-la", disse o diretor da estufa, Rogier van Vugt told Dutch, em entrevista ao canal holandês Omroep West.
Em um primeiro momento, o homem também opinou que a planta não lembra realmente um pênis, mesmo que rapidamente tenha mudado de ideia. "O termo amorphophallus, na verdade, quer dizer 'pênis sem forma'", explicou van Vugt. "Mas usando um pouco a imaginação você realmente pode ver um pênis", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.