Topo

Esse conteúdo é antigo

Tiaras de Joséphine Bonaparte serão leiloadas e devem arrecadar R$ 3,8 mi

Tiara que era de Joséphine Bonaparte, a primeira esposa do imperador francês Napoleão, será leiloada - Divulgação/Sotheby´s
Tiara que era de Joséphine Bonaparte, a primeira esposa do imperador francês Napoleão, será leiloada Imagem: Divulgação/Sotheby´s

Do UOL, em São Paulo

03/11/2021 14h14

A casa de leilões Sotheby's realizará em dezembro um leilão de duas tiaras que pertenciam a Joséphine Bonaparte, a primeira esposa do imperador francês Napoleão.

Segundo informações do site da CNN, a expectativa é que a venda dos dois itens arrecade cerca de 500 mil libras (cerca de R$ 3,83 milhões).

Uma das tiaras é dourada com detalhes em azul e gravuras em vermelho com retratos clássicos. Já a outra tiara, de ouro, tem retratos de camafeu das antigas divindades gregas Zeus, Dionísio, Medusa, Pã e Gaia.

Tiara que era de Joséphine Bonaparte, a primeira esposa do imperador francês Napoleão, será leiloada em Londres - Divulgação/Sotheby's - Divulgação/Sotheby's
Tiara que era de Joséphine Bonaparte, a primeira esposa do imperador francês Napoleão, será leiloada em Londres
Imagem: Divulgação/Sotheby's

Em comunicado, a Sotheby's ressalta que as joias foram fabricadas em Paris por volta de 1808 e "personificam o fascínio pelo design neoclássico que atingiu seu apogeu sob o regime de Bonaparte".

Segundo a Victoria & Albert Museum de Londres, que anteriormente tinha a guarda do item emprestado, as tiaras provavelmente foram um presente da irmã de Napoleão, Caroline Murat.

"O estilo reflete o fato de que, após a Revolução Francesa, Napoleão procurou legitimar seu novo governo ressuscitando referências históricas e culturais à Roma antiga", diz o comunicado da Sotheby's.

"Joséphine entendeu o valor de sua imagem pública, usando suas roupas e joias para evocar os ideais do mundo antigo, e ligando-o ao Império da época para aumentar o prestígio do regime de seu marido", completa.