Topo

Esse conteúdo é antigo

Tiroteio entre traficantes assusta turistas perto de Cancún; dois morreram

04.nov.2021 - Forças de segurança fazem a guarda de um dos hotéis afetados pelo tiroteio em Puerto Morelos, perto de Cancún, no México - REUTERS/Paola Chiomante
04.nov.2021 - Forças de segurança fazem a guarda de um dos hotéis afetados pelo tiroteio em Puerto Morelos, perto de Cancún, no México Imagem: REUTERS/Paola Chiomante

Do UOL, em São Paulo*

05/11/2021 09h43

Um tiroteio entre traficantes em uma praia exclusiva de Puerto Morelos, perto de Cancún, deixou turistas assustados e presos no saguão do hotel Hyatt Riviera, que faz parte dos luxuosos complexos turísticos do Caribe mexicano. Dois homens identificados como traficantes de drogas morreram na troca de tiros.

Uma funcionária do hotel, que pediu para não ser identificada, confirmou à AFP que cerca de 15 homens chegaram de lancha e que um deles conseguiu correr para dentro do hotel. Foi seguido pelos homens armados, até aos locais onde se encontravam os funcionários e turistas.

"Houve um confronto entre membros de grupos rivais de traficantes em uma praia da Baía Petempich, Puerto Morelos. Dois deles morreram no local. Não há feridos graves", disse a secretaria de segurança do estado de Quintana Roo no Twitter. O órgão afirmou ainda que "nenhum turista foi seriamente ferido ou sequestrado".

"Tivemos um forte golpe para o desenvolvimento do estado", disse o governador de Quintana Roo, Carlos Joaquín González, a uma rádio local, relatando que os homens armados chegaram pelo mar à área, inacessível aos moradores de Puerto Morelos

Mike Sington, executivo da rede norte-americana NBC Universal, que estava no local, relatou que "homens armados chegaram atirando" e compartilhou imagens que mostram os turistas assustados e confinados no saguão do hotel, muitos de traje de banho, tentando se proteger no corredores do Hyatt Riviera.

"Todos saíram correndo da praia e das piscinas. Os funcionários (do hotel) disseram para ficarmos escondidos nos quartos atrás das cozinhas", acrescentou.

Em alguns quartos, os hóspedes colocaram cadeiras e mesas atrás da porta para evitar que alguém entrasse nos cômodos.

Legistas e membros da Guarda Nacional foram enviados para o estabelecimento, enquanto um helicóptero da Secretaria da Marinha sobrevoava a área, observou a AFP.

Tensos e cobrindo o rosto, alguns funcionários deixaram o hotel em ônibus da empresa. "As pessoas estão se abraçando e chorando", descreveu Sington.

O incidente ocorre duas semanas depois que um blogueiro de viagens californiano e um turista alemão foram mortos em um restaurante no resort de praia próximo de Tulum durante um tiroteio entre supostos membros de uma gangue.

A violência ligada à criminalidade, em especialmente à venda de drogas no varejo, atinge o Caribe mexicano há anos. A maioria dos incidentes violentos costuma acontecer ocorre longe dos hotéis exclusivos, mas, nos últimos anos, houve episódios de confrontos armados em áreas turísticas.

O turismo representa 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) mexicano e é a principal atividade econômica na região sudeste do país.

*Com informações da AFP