Passageiro flagra raio atingindo asa de avião em pleno voo; assista
Um avião que transportava passageiros da Estônia à Espanha teve que retornar ao aeroporto Lennart Meri após ter a asa esquerda atingida por um raio. Não houve feridos, segundo o site especializado Aviation Herald.
O avião, um Bombardier C-Series CS-300, atualmente denominado A220-300 após ter sido adquirido pela Airbus, decolou no sábado (6) da pista 26 do aeroporto de Lennart Meri, em Tallinn, na Estônia, com destino a Málaga, na Espanha. O voo é operado pela companhia aérea letã Air Baltic.
Segundo dados divulgados pela plataforma RadarBox, que realiza rastreamento de voos, o avião já havia atingido a altitude de 2.400 metros, 4 minutos após a decolagem, quando os pilotos fizeram uma manobra repentina para retornar ao aeroporto. A aeronave havia sido atingida por uma descarga elétrica.
Para sorte dos passageiros e da tripulação, o pouso ocorreu em segurança na pista 26 do Lennart Meri, cerca de 15 minutos após a decolagem. A companhia alocou um outro avião e os passageiros seguiram viagem, chegando a Málaga com um atraso de 80 minutos.
Quando um avião é atingido por um raio, geralmente o impacto ocorre em uma das extremidades da aeronave, como nariz, as pontas das asas ou a cauda. Essas partes são reforçadas com materiais metálicos mais resistentes para suportar melhor a descarga elétrica e dissipar a energia.
Porém, é possível que essa descarga elétrica resulte em danos secundários em sistemas eletrônicos ou até mesmo causar superaquecimento de partes da estrutura metálica do avião.
Por essa razão, a aeronave permanecerá em solo até que seja feita uma inspeção pelo fabricante do veículo, para conferir a existência de danos e o planejamento da manutenção necessária.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.