Topo

Esse conteúdo é antigo

Passageiro flagra raio atingindo asa de avião em pleno voo; assista

O avião já estava a 2.400 metros de altitude quando foi a asa esquerda foi atingida por um raio - Reprodução/YouTube
O avião já estava a 2.400 metros de altitude quando foi a asa esquerda foi atingida por um raio Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL

08/11/2021 11h41Atualizada em 08/11/2021 23h54

Um avião que transportava passageiros da Estônia à Espanha teve que retornar ao aeroporto Lennart Meri após ter a asa esquerda atingida por um raio. Não houve feridos, segundo o site especializado Aviation Herald.

O avião, um Bombardier C-Series CS-300, atualmente denominado A220-300 após ter sido adquirido pela Airbus, decolou no sábado (6) da pista 26 do aeroporto de Lennart Meri, em Tallinn, na Estônia, com destino a Málaga, na Espanha. O voo é operado pela companhia aérea letã Air Baltic.

Segundo dados divulgados pela plataforma RadarBox, que realiza rastreamento de voos, o avião já havia atingido a altitude de 2.400 metros, 4 minutos após a decolagem, quando os pilotos fizeram uma manobra repentina para retornar ao aeroporto. A aeronave havia sido atingida por uma descarga elétrica.

Para sorte dos passageiros e da tripulação, o pouso ocorreu em segurança na pista 26 do Lennart Meri, cerca de 15 minutos após a decolagem. A companhia alocou um outro avião e os passageiros seguiram viagem, chegando a Málaga com um atraso de 80 minutos.

Imagem mostra trajeto em curva realizado pelo avião para retornar ao aeroporto - Reprodução/RadarBox - Reprodução/RadarBox
Imagem mostra trajeto em curva realizado pelo avião para retornar ao aeroporto
Imagem: Reprodução/RadarBox

Quando um avião é atingido por um raio, geralmente o impacto ocorre em uma das extremidades da aeronave, como nariz, as pontas das asas ou a cauda. Essas partes são reforçadas com materiais metálicos mais resistentes para suportar melhor a descarga elétrica e dissipar a energia.

Porém, é possível que essa descarga elétrica resulte em danos secundários em sistemas eletrônicos ou até mesmo causar superaquecimento de partes da estrutura metálica do avião.

Por essa razão, a aeronave permanecerá em solo até que seja feita uma inspeção pelo fabricante do veículo, para conferir a existência de danos e o planejamento da manutenção necessária.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A cidade de Tallinn fica na Estônia, e não na Letônia, como foi informado inicialmente. O conteúdo foi corrigido.