Topo

Esse conteúdo é antigo

Parlamentares britânicos são acusados de ficarem bêbados em viagem oficial

Mesmo após o incidente, David Linden (à esq.) e Drew Hendry (à dir.) compareceram à cerimônia oferecida pelos militares - Reprodução/Twitter/@drewhendrySNP
Mesmo após o incidente, David Linden (à esq.) e Drew Hendry (à dir.) compareceram à cerimônia oferecida pelos militares Imagem: Reprodução/Twitter/@drewhendrySNP

Colaboração para o UOL, em Santos

11/11/2021 12h08

O secretário da Defesa britânico, Ben Wallace, acusou três parlamentares da oposição de desrespeitarem as forças armadas ao se embriagarem durante uma viagem para visitar soldados em Gibraltar.

Ben Wallace vai escrever ao Partido Trabalhista e ao Partido Nacional Escocês sobre a conduta de seus parlamentares, que, disse ele, "colocam os militares em uma posição difícil".

Os três estavam entre os 15 parlamentares que embarcaram em uma viagem de três dias para visitar as tropas em Gibraltar durante o Dia do Armistício, nesta semana, como parte de um esquema regular para dar aos políticos uma visão sobre o trabalho das forças armadas.

Uma testemunha disse que o trio havia ingerido bebidas alcoólicas na sala de embarque do aeroporto, e que continuou a beber descontroladamente assim que o avião decolou. Testemunhas disseram que os militares tiveram que intervir quando os dois parlamentares do SNP (Partido Nacional Escocês) envolvidos foram rudes com os funcionários do aeroporto, depois de encontrarem problemas com seus passaportes de covid-19.

Charlotte Nichols, do partido trabalhista, precisou de uma cadeira de rodas no aeroporto e voltou para casa no dia seguinte - Reprodução/Twitter/charlotte2153 - Reprodução/Twitter/charlotte2153
Charlotte Nichols, do partido trabalhista, precisou de uma cadeira de rodas no aeroporto e voltou para casa no dia seguinte
Imagem: Reprodução/Twitter/charlotte2153

Esses dois parlamentares - Drew Hendry e David Linden - participaram de um jantar de boas-vindas para o grupo visitante, mas a parlamentar trabalhista Charlotte Nichols teve que ser carregada no aeroporto em uma cadeira de rodas.

Levada para um hotel, ela voltou para casa no dia seguinte, segundo relatórios. Ela alegou que está tomando medicamentos que podem afetar sua reação ao álcool.

Wallace disse ao Telegraph que esse tipo de comportamento "mostra falta de respeito pelo trabalho duradouro de nossas forças armadas".

"O esquema das Forças Armadas é uma oportunidade para parlamentares e militares se entenderem. Este comportamento coloca o pessoal militar em uma posição difícil e corre o risco de minar o respeito pelo parlamento", declarou o secretário.

O SNP rejeitou a acusação de Wallace. "Essas sugestões são falsas", disse um porta-voz do partido ao The Guardian. "Drew Hendry e David Linden ficaram honrados em serem convidados para este importante evento e compareceram a todos os compromissos, incluindo a reunião de boas-vindas e o jantar logo após o pouso.