Topo

Esse conteúdo é antigo

Salamandra ameaçada de extinção viraliza por vídeo em que muda de cor; veja

Cheese é um axolote, um anfíbio nativo dos lagos da Cidade do México e foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco - Reprodução/Instagram/@emilywithanimals
Cheese é um axolote, um anfíbio nativo dos lagos da Cidade do México e foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco Imagem: Reprodução/Instagram/@emilywithanimals

Colaboração para o UOL, em Santos

14/11/2021 04h00

Uma salamandra chamada Cheese, viralizou em um vídeo publicado no Instagram. Nele, é possível ver o animal, que é de uma espécie chamada axolote, fitar diretamente a câmera e mudar as cores de suas guelras de laranja para púrpura em poucos segundos.

O vídeo foi publicado por uma influenciadora do Instagram chamada Emily (@emilywithanimals), que costuma publicar vídeos e outros conteúdos com seus animais de estimação.

Desde que foi compartilhado, o vídeo estrelado por Cheese se tornou viral no Instagram, acumulando mais de 600 mil curtidas e mais de 1 milhão de visualizações.

O axolote, anfíbio nativo dos lagos da Cidade do México, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, está quase extinto na natureza — sobretudo por causa da proliferação de espécies invasoras de peixes e da poluição da água nos agitados canais da cidade.

Algumas espécies se transformam em salamandras que vivem na terra, perdendo as caudas semelhantes a girinos e as brânquias da cabeça. Os axolotles vêm sendo estudados pelos cientistas por seu poder de regeneração. Além disso, ele pode ajudar os pesquisadores a desvendar a chave de imunidade ao câncer.

E não é só isso. Os axolotes têm sido usados no México como remédio para algumas condições associadas à gravidez, fraqueza e doenças respiratórias.

Um grupo de freiras em Patzcuaro, no México, cria legalmente uma espécie de axolote, cujo nome científico é Ambystoma dumerilii, e usa os animais como ingrediente de um xarope para tosse, embora tradicionalmente eles fossem consumidos como parte de um caldo.