Covid-19: Alemanha confirma dois casos da nova variante ômicron
Dois casos da variante ômicron da covid-19 foram confirmados hoje no sul da Alemanha, informou o Ministério Regional da Saúde.
Segundo o órgão, os pacientes estão isolados no estado da Bavária, e voltaram para o país no último dia 24 de viagem à África do Sul.
Mais cedo, o país já havia comunicado que analisava uma possível infecção pela nova cepa.
"Parece muito possível que a variante ômicron tenha chegado à Alemanha", disse no Twitter Kai Klose, ministro para Assuntos Sociais na região de Hesse, no oeste.
A variante ômicron foi considerada "preocupante" pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O governo da Bélgica anunciou ontem o primeiro caso na Europa, em uma pessoa não vacinada que viajou ao exterior.
A variante tem uma proteína de espigão diferente daquela do coronavírus original, na qual se baseiam as vacinas contra covid-19. Isso aumenta a preocupação de que a B.1.1.529 possa "escapar" da proteção dos imunizantes.
Autoridades globais reagiram com alarme à nova variante. Diversos países, inclusive o Brasil, anunciaram controles de fronteira mais rigorosos enquanto cientistas tentam determinar se a mutação é resistente a vacinas.
* Com informações da AFP e da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.