Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Alemanha confirma dois casos da nova variante ômicron

Nova variante foi considerada "preocupante" pela OMS - Reprodução/Getty Images
Nova variante foi considerada "preocupante" pela OMS Imagem: Reprodução/Getty Images

Do UOL*, em São Paulo

27/11/2021 09h37Atualizada em 27/11/2021 15h33

Dois casos da variante ômicron da covid-19 foram confirmados hoje no sul da Alemanha, informou o Ministério Regional da Saúde.

Segundo o órgão, os pacientes estão isolados no estado da Bavária, e voltaram para o país no último dia 24 de viagem à África do Sul.

Mais cedo, o país já havia comunicado que analisava uma possível infecção pela nova cepa.

"Parece muito possível que a variante ômicron tenha chegado à Alemanha", disse no Twitter Kai Klose, ministro para Assuntos Sociais na região de Hesse, no oeste.

A variante ômicron foi considerada "preocupante" pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O governo da Bélgica anunciou ontem o primeiro caso na Europa, em uma pessoa não vacinada que viajou ao exterior.

A variante tem uma proteína de espigão diferente daquela do coronavírus original, na qual se baseiam as vacinas contra covid-19. Isso aumenta a preocupação de que a B.1.1.529 possa "escapar" da proteção dos imunizantes.

Autoridades globais reagiram com alarme à nova variante. Diversos países, inclusive o Brasil, anunciaram controles de fronteira mais rigorosos enquanto cientistas tentam determinar se a mutação é resistente a vacinas.

* Com informações da AFP e da Reuters