Topo

Esse conteúdo é antigo

Chile: José Antonio Kast, candidato da extrema direita, reconhece derrota

Kast foi o candidato mais votado no primeiro turno - EPA
Kast foi o candidato mais votado no primeiro turno Imagem: EPA

Do UOL, em São Paulo

19/12/2021 19h53

O candidato da extrema direita, José Antonio Kast, reconheceu a derrota diante de Gabriel Boric nas eleições presidenciais do Chile. Em mensagem no Twitter, Kast afirma que, a partir de hoje, Boric é o presidente eleito do país e que merece respeito e colaboração.

Kast ainda fez um pronunciamento em vídeo. Nas redes sociais ele agradeceu aos "milhões de chilenos que ousaram por um futuro diferente" e prometeu seguir "trabalhando para o Chile".

Boric também fez uma publicação nas redes sociais. No Twitter, ele escreveu: "Somos uma unidade. Nós somos esperança. Somos mais quando estamos juntos. Nós continuamos!"

Quem é Gabriel Boric

O esquerdista Gabriel Boric foi eleito presidente do Chile. Com 83% dos votos apurados, o candidato da Frente Ampla tem 55,5%, contra 44,4% do candidato da extrema-direita Kast.

Aos 35 anos, o líder dos protestos estudantis de 2011, Boric é o presidente eleito mais jovem do país. Representante da coalizão de esquerda Apruebo Dignidad, ele vai suceder o direitista Sebastián Piñera, que deixa em março de 2022 seu segundo mandato.

Será no mandato de Boric que o Chile passará por um plebiscito pela aprovação ou rejeição de uma nova Constituição.

O novo presidente eleito propôs, na candidatura, um novo sistema de aposentadorias. A ideia dele é que o projeto garanta um valor mínimo de 250 mil pesos aos maiores de 65 anos. Boric também propõe salário mínimo de 500 mil pesos até 2025, além de 500 mil novos empregos para mulheres e jornada de trabalho de 40 horas semanais.