Topo

Esse conteúdo é antigo

Chile: Após 4 dias, Brasil é último entre países vizinhos a felicitar Boric

Gabriel Boric eleito presidente do Chile - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images
Gabriel Boric eleito presidente do Chile Imagem: Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/12/2021 18h59

Quatro dias depois, o governo de Jair Bolsonaro (PL) divulgou nota na noite de hoje na qual cumprimenta o presidente eleito do Chile, o esquerdista Gabriel Boric, que derrotou o político de extrema-direita José Antonio Kast, candidato favorito da ala bolsonarista aqui no Brasil.

O governo brasileiro foi o último entre os nove maiores países da América do Sul a cumprimentar Boric.

No comunicado, o Itamaraty reafirma "a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito".

Aos 35 anos, o ex-líder estudantil Gabriel Boric é o presidente mais jovem eleito no Chile. Ele estreou como deputado em 2014 e, antes de se candidatar à Presidência, estava em seu segundo mandato como representante da região de Magalhães.

Boric derrotou José Antonio Kast com 55,86% dos votos válidos, contra 44,14%.

Nota na íntegra

O governo brasileiro cumprimenta o senhor Gabriel Boric Font por sua eleição à Presidência da República do Chile e faz votos de êxito no desempenho de seu mandato.

Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o Governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito.