Topo

Esse conteúdo é antigo

Com livros e sorvetes, crianças são vacinadas contra a covid-19 no Uruguai

Crianças uruguaias ganharam brindes no 1º dia da campanha de vacinação infantil contra a covid-19 - Reprodução/Twitter
Crianças uruguaias ganharam brindes no 1º dia da campanha de vacinação infantil contra a covid-19 Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

12/01/2022 21h25Atualizada em 12/01/2022 21h47

Um hospital no Uruguai distribuiu livros e sorvetes a crianças para animar o primeiro dia de vacinação deste público contra a covid-19 no país. Das 12,7 mil crianças uruguaias com idade entre 5 e 11 anos a serem imunizadas hoje, 650 foram ao Centro Hospitalar Pereyra Rossell, o principal centro de referência pediátrica na capital Montevidéu.

Na área da recepção, um letreiro pintado em vermelho, azul, violeta, verde e amarelo foi feito para as crianças. Um pouco acima, duas telas exibem desenhos animados para as que estão na pequena sala de espera. As imagens da campanha foram compartilhadas pela Administração dos Serviços de Saúde do Estado (ASSE, na sigla em espanhol) nas redes sociais. (Veja abaixo)

Foi inaugurado hoje o posto de vacinação do Centro Hospitalar Pereyra Rossell. Um lugar pensado e criado para as crianças com o objetivo de proporcionar uma experiência amigável em um ambiente acolhedor, agradável para os pequenos e seus acompanhantes. #UruguaiSeVacina #TodosNosCuidamos
Publicação da ASSE no Twitter

Algumas crianças estavam nervosas, mas quase não houve lágrimas nos momentos antes da entrada nas diferentes estações onde o público infantil era vacinado com a dose pediátrica da Pfizer, segundo reportagem da agência EFE.

"Não vai doer" ou "só demora um segundo" foram algumas das frases que os enfermeiros disseram às crianças — que, uma vez vacinadas, recebem um livro como prêmio. Antes de voltar à sala de espera para aguardar 15 minutos por eventuais efeitos adversos, cada criança ainda recebia um sorvete.

Já no Hospital Departamental de Paysandú, cidade a cerca de 380 km de Montevidéu, outras 350 crianças agendaram horário para tomar a vacina. (Veja fotos abaixo)

"As crianças vêm para serem vacinadas, mas também para brincar, para passar um tempo relaxando, e saem com um presente", disse o vice-ministro da Saúde Pública, José Luis Satdjian, na inauguração da campanha de vacinação infantil no Uruguai.

Segundo os dados fornecidos pelo chefe da pasta, Daniel Salinas, também presente no evento, das 320 mil crianças entre 5 e 11 anos no Uruguai, 84 mil receberão sua primeira dose entre esta semana e a próxima; outras 40 mil, na semana seguinte. Há mais de 170 centros de vacinação em todo o país.

O Uruguai tem uma das maiores coberturas vacinais contra a covid-19 na América do Sul. Ao todo, 79,7% da população já tomou ao menos uma dose e 76,91% completou o esquema de imunização, de acordo com a plataforma Our World in Data. No continente, o país só fica atrás do Chile (90,56% e 86,64%, respectivamente).

O Brasil, a título de comparação, tem 75,84% da população com uma dose e 67,93% com o esquema vacinal completo, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

(Com EFE)