Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado fã de Bolsonaro sorteia o próprio salário na Argentina

Javier Milei, de 50 anos, é o líder do Liberdade Avança - Reprodução/Redes Sociais @ElPelucaMilei
Javier Milei, de 50 anos, é o líder do Liberdade Avança Imagem: Reprodução/Redes Sociais @ElPelucaMilei

Do UOL, em São Paulo

13/01/2022 16h29

O economista e ultradireitista Javier Milei, admirador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente dos EUA Donald Trump, decidiu sortear o próprio salário entre mais de um milhão de pessoas na Argentina. O valor é o primeiro recebido por ele no cargo de deputado, mas o político garantiu que isso será feito mensalmente.

O valor destinado foi de cerca de 200 mil pesos, em torno de R$ 11 mil. Para o sorteio, Milei usou um site para cadastrar os concorrentes e escolher o vencedor.

O político argentino utilizou como cenário uma praia de Mar del Plata, uma cidade turística do país. Durante a live, ele foi vaiado e aplaudido, e criticou o governo de Alberto Fernández. De acordo com jornais do país, cerca de 700 pessoas presenciaram o anúncio.

"Não confundam populismo com devolver dinheiro a quem o gera, que é você", disse Milei, durante uma "aula aberta" de economia após o sorteio para discutir a ideia de "justiça social".

O vencedor foi um homem de 40 anos. À imprensa local, ele afirmou que irá usar o valor para "pagar dívidas"

Os interessados precisaram incluir no cadastro seus nomes, documento de identificação, data de nascimento, número de telefone, e e-mail. Apenas os argentinos maiores de 18 anos podem participar.

Mas o sorteio gerou denúncias quanto à lei de proteção de dados, já que segundo os reclamantes, o site usado por Milei não infoma sobre a política de privacidade dos inscritos.

Javier Milei, de 50 anos, é líder do Liberdade Avança, um partido que se diz "libertário", mas exibe paralelos com movimentos da extrema-direita mundial, como o trumpismo e o bolsonarismo. A legenda chegou ao terceiro lugar nas eleições em Buenos Aires e pretende concorrer à eleição presidencial em 2023.