Topo

Esse conteúdo é antigo

Frio intenso 'congela' e derruba iguanas de árvores no Sul da Flórida

Iguanas aparentam estar mortas, mas é apenas uma reação ao frio intenso na Flórida. - Reprodução
Iguanas aparentam estar mortas, mas é apenas uma reação ao frio intenso na Flórida. Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

31/01/2022 21h08

Uma onda de frio no Sul da Flórida, nos Estados Unidos, está derrubando iguanas de árvores, em um fenômeno que vem se repetindo ao longo dos anos, sempre que janeiro entra em sua reta final. O estado é uma das regiões mais quentes do território norte-americano, por isso é confortável para os répteis. Assim que o inverno se intensifica e as temperaturas caem, contudo, o organismo desses animais reage de uma maneira curiosa.

"As iguanas são animais de sangue frio. Elas se tornam mais lentas ou ficam imóveis quando as temperaturas caem abaixo de 9 graus Celsius", explicou o Serviço Nacional de Meteorologia do Sul da Flórida, em uma publicação feita no Twitter. "Elas podem cair das árvores, mas não estão mortas."

A impressão que se tem ao olhar as iguanas caídas das árvores é de que elas foram congeladas. Na verdade, o réptil entra em uma espécie de estado de letargia, no qual continua respirando normalmente e executando todas as funções essenciais do corpo para manter a vida.

No momento em que a temperatura volta a subir a um nível aceitável, as iguanas voltam a se mexer e deixam o solo das rodovias, calçadas e praças nas quais caíram imóveis. De qualquer forma, existe o risco de morte, principalmente para espécimes menores expostos ao frio intenso por um período maior que oito horas.

O Sul da Flórida registrou uma baixa de -3.9°C na manhã de domingo. Um dia antes, a região nordeste dos Estados Unidos foi atingida por uma tempestade de inverno que levou várias regiões a declararem estado de emergência, tanto que mais de 1.400 voos precisaram ser cancelados no país.