Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia remove diplomatas da Ucrânia por 'ameaças de violência física'

22.fev.22 - Militares da Guarda Nacional Ucraniana permanecem alertas após ativistas colocarem cruzes simbólicas com a inscrição "ocupante russo" durante o comício chamado "Império deve morrer" do lado de fora da embaixada da Rússia em Kiev - Sergei Supinsky/AFP
22.fev.22 - Militares da Guarda Nacional Ucraniana permanecem alertas após ativistas colocarem cruzes simbólicas com a inscrição "ocupante russo" durante o comício chamado "Império deve morrer" do lado de fora da embaixada da Rússia em Kiev Imagem: Sergei Supinsky/AFP

Do UOL, em São Paulo*

22/02/2022 16h05

A Rússia anunciou que removerá seu corpo diplomático da Ucrânia por medo de ameaças a diplomatas e trabalhadores de consulados, segundo anúncio do Ministério das Relações Exteriores russo.

"Desde 2014, a Embaixada Russa em Kiev e os Consulados Gerais de nosso país em Odessa, Lviv e Kharkiv têm sido submetidos a repetidos ataques", disse o comunicado do ministério. Além disso, os diplomatas russos teriam recebido "ameaças de violência física" e seus veículos "foram incendiados".

"A Ucrânia mergulhou ainda mais fundo no caos", acrescentou o comunicado. Várias embaixadas ocidentais se mudaram de Kiev para a cidade de Lviv, perto da fronteira polonesa, ao mesmo em tempo em que os Estados Unidos e seus aliados acusavam a Rússia de planejar há meses um ataque à Ucrânia.

Onde fica a Ucrânia? - UOL - UOL
Onde fica a ucrânia 2
Imagem: UOL

Ontem, o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu como independentes as regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, e assinou acordos com elas, abrindo as portas para a presença militar no país. Hoje, o Parlamento da Rússia ratificou a decisão.

A declaração de hoje foi emitida logo depois que o Conselho da Federação Russa aprovou um pedido de Putin para enviar tropas ao exterior, em meio a preocupações sobre uma possível guerra com a Ucrânia.

Entrada na Ucrânia "dependerá no terreno"

O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta tarde que a entrada do Exército na Ucrânia "dependerá da situação no terreno". Ele disse ainda que a "melhor solução" para acabar com a crise seria Kiev desistir de seu desejo de se juntar à Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte), mas que acordos de paz "já não existem".

A Otan afirmou que a Rússia planeja um ataque de grande escala na região: "Tudo sugere que a Rússia está planejando um ataque maciço na Ucrânia" depois de enviar tropas para os territórios separatistas pró-russos de Donbas, no leste do país, disse o secretário-geral do órgão, Jens Stoltenberg após uma reunião extraordinária da comissão OTAN-Ucrânia na sede da Aliança em Bruxelas.

    *Com informações da AFP