Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky: 'Se a Ucrânia cair, toda a Europa vai cair'

Do UOL, em São Paulo

04/03/2022 15h36Atualizada em 04/03/2022 16h01

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou mais uma vez hoje, homenageando com três minutos de silêncio as vítimas do conflito bélico com a Rússia. Na visão do ucraniano, se o país não conseguir manter sua autonomia, toda a Europa correrá risco. As declarações acontecem após nove dias desde a invasão dos russos ao território ucraniano.

Apoiem a Ucrânia, porque se a Ucrânia não resistir, a Europa não vai resistir. Se a Ucrânia cair, a Europa toda vai cair
Volodymyr Zelensky

Em um apelo a comunidade europeia, Zelensky pede que o povo não se cale diante do avanço ofensivo da Rússia e detalha que a Ucrânia quer apoio da sua liberdade. Para o presidente ucraniano, o apoio da Europa à resistência do seu país representa uma "grande vitória da democracia".

"Saiam para as ruas, apoiem a Ucrânia. Nós queremos isso, apoiem a nossa liberdade. Não é uma vitória somente sobre os militares russos. É uma vitória da luz sobre a escuridão, do bem sobre o mal, da liberdade sobre aquilo que está acontecendo hoje no nosso país, no território do nosso país, no território da Ucrânia".

Três minutos de silêncio

O primeiro minuto de silêncio feito pelo presidente da Ucrânia foi dedicado aos que morreram lutando contra a Rússia. Segundo Zelensky, a homenagem seria para as almas. Por fim, o presidente desejou paz aos que partiram em confronto.

"Quero fazer de silêncio, para homenagear aqueles que morreram em luta pelo país. Aos soldados, bombeiros, pilotos. Todos que deram sua vida para proteger seu país. Todos que estão entre nós, mas nós não vemos mais. Vamos homenagear suas almas, fiquem em paz", detalhou.

Já o segundo minuto de silêncio foi em homenagem aos civis, adultos e crianças, que morreram após os ataques da Rússia.

"Dezenas e centenas que, sem saber, sacrificaram suas vidas pelo nosso país. Vamos homenageá-los com o silêncio".

Por fim, o terceiro minuto de silêncio foi direcionado aos europeus e ao apoio da região à Ucrânia desde o início da guerra.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Chanceler pede que Otan não deixe Putin transformar Ucrânia em 'nova Síria'

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou hoje que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está tentando transformar o país vizinho em uma "nova Síria", e pediu ajuda aos países da Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte).

"A Rússia está tentando transformar a Ucrânia na Síria, as táticas que eles usam são muito similares às que deram certo na Síria. Mas não devemos permitir que eles criem a Síria na Europa", disse ele em vídeo publicado nas redes sociais.

O país do Oriente Médio está há 10 anos em guerra civil, em um conflito que deixou ao menos 380 mil mortos e forçou metade da população do país a deixar suas casas e buscar refúgio em outros países. A Rússia começou a intervir no local em 2015, com ataques aéreos e navais contra o Estado Islâmico que mudaram o rumo do conflito.