Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Cidade de Mariupol diz que Rússia não está respeitando cessar-fogo

Do UOL, em São Paulo

05/03/2022 07h35Atualizada em 05/03/2022 10h27

A cidade de Mariupol, no leste da Ucrânia, afirmou que a Rússia não está respeitando o cessar-fogo para a retirada de civis por corredor humanitário. A operação estava prevista para acontecer às 11h (6h no horário de Brasília) e foi adiada.

Em comunicado, Mariupol diz que o cessar-fogo foi confirmado apenas na região de Donetsk e que a Rússia continua a bombardear a cidade e arredores.

"Ao longo do caminho, na região de Zaporizhia, estão ocorrendo combates. Estamos negociando com o lado russo para confirmar o regime de silêncio ao longo de toda a rota de evacuação de civis de Mariupol", informou o primeiro boletim da prefeitura.

No corredor humanitário, seriam disponibilizados ônibus municipais com destino a Zaporizhia. Motoristas poderiam usar o transporte pessoal para o deslocamento.

A cidade de Mariupol está sem energia e água e há relatos de que a Rússia está destruindo infraestrutura civil e bairros residenciais.

Em anúncio na manhã de hoje, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou a abertura de corredores humanitários nas cidades de Mariupol e Volnovakha a partir das 10h (5h da manhã no horário de Brasília).

A pasta dizia que os bombardeios seriam interrompidos para que civis pudessem deixar as áreas de confronto.

Hoje, 5 de março, a partir das 10h, horário de Moscou, o lado russo declara um regime de cessar-fogo e abre corredores humanitários para a saída de civis de Mariupol e Volnovakha. Corredores humanitários e rotas de saída foram acordados com o lado ucraniano.
Comunicado do Ministério da Defesa da Rússia

'Não temos escolha a não ser sair', diz prefeito de Mariupol

O prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, pediu que moradores deixem a cidade após a Rússia anunciar a abertura de um corredor humanitário a partir das 11h (6h no horário de Brasília). Ele divulgou um breve comunicado nas redes sociais.

"Caros moradores de Mariupol, a partir de hoje começa a evacuação da população civil na cidade. Não é uma decisão fácil, mas, como sempre disse, Mariupol não são ruas e casas. Mariupol são seus habitantes, somos você e eu. Nossa principal tarefa sempre foi e continua sendo proteger as pessoas."

Nas condições em que nossa cidade está, constantemente sob fogo implacável dos ocupantes, não há outra solução senão permitir que os moradores, isto é, você e eu, deixem Mariupol com segurança.
Comunicado do prefeito de Mariupol, Vadim Boychenko

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL