Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem adota 120 tarântulas após médico sugerir que ele criasse um 'hobby'

Aaron Phoenix é fascinado por aranhas desde a infância - Divulgação/Aaron Phoenix
Aaron Phoenix é fascinado por aranhas desde a infância Imagem: Divulgação/Aaron Phoenix

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/03/2022 04h00

Um homem foi aconselhado por um terapeuta a ter um novo hobby depois que foi diagnosticado com transtorno bipolar. E ao invés de praticar um novo esporte ou aprender uma nova habilidade, decidiu seguir o conselho de uma maneira bem incomum: adotando 120 aranhas.

Aaron Phoenix, 34, adaptou sua casa em Bristol, no Reino Unido, para acomodar suas tarântulas de estimação, tanto que preparou um quarto inteiro só para elas.

Agora que vive acompanhado, ele acredita que essas criaturas podem ser benéficas para a sua saúde mental. "O médico me disse que um hobby ajudaria a equilibrar minha mente. E no final das contas, era verdade, eu acho as aranhas fascinantes", disse Phoenix em entrevista ao tabloide britânico Daily Star. "Elas são minha paixão, obsessão, como quiserem chamar."

O jovem empreiteiro de obras também afirmou que passa a maior parte do seu tempo livre cuidando de seus novos pets de oito patas e que sentar em seu quarto ao lado deles é seu refúgio. Mesmo que pareça um estilo de vida incomum para a maioria das pessoas, ele pretende ter mais aranhas.

"Eu poderia sentar e observá-las por horas. Eles tiveram um efeito incrível em mim e eu nunca vou desistir de possuir tarântulas agora", disse ele.

Para Phoenix, as aranhas são animais com uma beleza singular, apesar de serem bastante incompreendidos para a maioria dos humanos.

"As pessoas reagem negativamente quando eu digo a elas que as aranhas são fantásticas, elas não conseguem acreditar", disse ele. "Acho que as tarântulas são mal compreendidas. Não há necessidade de tanto medo. Não posso esperar que todos vejam do jeito que eu vejo, mas gostaria que as pessoas abrissem suas mentes".

O inglês confessou que é atraído por tarântulas desde a infância e que se apaixonou por elas quando ganhou uma na adolescência. Contudo, ele revelou que já teve problemas ao possuir uma aranha de estimação e seu viu forçado a se desfazer dela.

Mais velho e morando com a parceira Jo, 45, e duas enteadas, de 18 e 14 anos, ele acredita que seu amor por tarântulas veio para ficar e pretende levá-lo para o resto de sua vida.

Aaron Phoenix coleciona aranhas e outros tipos de insetos e cada um deles tem o seu recinto - Divulgação/Aaron Phoenix - Divulgação/Aaron Phoenix
Aaron Phoenix coleciona aranhas e outros tipos de insetos e cada um deles tem o seu recinto
Imagem: Divulgação/Aaron Phoenix

Problemas de saúde

No ano passado, Aaron Phoenix recebeu a confirmação de seu médico de que possui transtorno bipolar, logo depois que foi diagnosticado com depressão.

Para ajudar com sua saúde mental, um terapeuta lhe disse: "tenha um hobby". E essa recomendação o encorajou a reacender sua paixão por aranhas.

"Quando criança, eu era fascinado por aranhas e insetos, então era natural para mim. O terapeuta me perguntou se havia alguma atividade que eu gostasse que pudesse ajudar a tirar minha mente dos meus problemas e do que estava acontecendo ao meu redor, e esse desejo de cuidar de aranhas veio até mim imediatamente", relatou.

"No início, minha parceira e as crianças ficaram um pouco assustados, mas viram o efeito positivo que isso teve em mim imediatamente e se tornaram solidárias".

Além das 120 tarântulas, ele possui outras cinco aranhas de espécies diferentes, três escorpiões, três louva-a-deus e uma centopeia. Cada um deles com seu recinto separado.