Topo

Esse conteúdo é antigo

Onça-parda passeia por bairros da Califórnia e assusta moradores

Imagem de Puma invadindo quintal de morador em Selma, Califórnia (EUA). - Divulgação/Ayub Salama
Imagem de Puma invadindo quintal de morador em Selma, Califórnia (EUA). Imagem: Divulgação/Ayub Salama

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/03/2022 13h04Atualizada em 03/03/2022 13h04

Moradores de uma cidade da Califórnia (EUA) acordaram com avisos de um perigo incomum nas redondezas, quando uma onça-parda, também conhecida como puma ou leão da montanha, foi vista perambulando pelas zonas residenciais.

A confusão ocorreu na manhã de segunda-feira (28) no município de Selma, no condado de Fresno.

O alerta à população local foi emitido depois que o felino foi encontrado por uma família se acomodando na varanda de sua casa. No entanto, ele também teve passagem pelos quintais de outros moradores que após perceberem a sua presença, ligaram imediatamente para à polícia.

O Departamento de Polícia de Selma afirmou em um comunicado à imprensa que uma pessoa ligou inicialmente insistindo haver um tigre à solta na área, mas um vídeo capturado por um morador identificou o animal como um puma.

"A ligação original foi feita porque eles acreditavam que era um tigre e estavam convencidos disso", afirmou o comandante da polícia Rene Garza.

Em entrevista à Fox News, vários residentes relataram os momentos de susto e tensão ao se depararem com o puma em suas casas.

Uma das testemunhas, chamada Ashneet Gill, disse que ouviu barulhos na porta da entrada principal de sua casa. Quando foi checar a câmera de vigilância da campainha, encontrou o puma em sua fachada.

Em seguida, o animal fugiu para o quintal da vizinha de Ashneet, Julie Enmark. "Ouvi um som estranho. Assim que olhei para cima, notei que esse animal enorme estava na minha janela. Então minha primeira reação foi: 'Oh meu Deus, precisamos sair daqui'", disse Julie.

O leão da montanha derrubou vasos de plantas da área externa de Julie procurando uma saída, até que conseguiu pular a cerca para a casa de Roger Tarpin, que trancou todas as suas entradas e tirou fotos do animal pela janela do quarto.

Imagens de puma no quintal do residente Roger Tarpin - Divulgação/Roger Tarpin - Divulgação/Roger Tarpin
Imagens de puma no quintal do residente Roger Tarpin
Imagem: Divulgação/Roger Tarpin

"Nós temos um muro de aproximadamente um metro e oitenta centímetros. Ele estava preso e não conseguiu pular de volta".

Tanto Julie Enmark, quanto Roger Tarpin ligaram para a polícia para avisar que o puma estava alojado entre as suas casas. Os dois deixaram o local pela garagem e esperaram a ajuda chegar.

Ao localizarem o mamífero no quintal de Tarpin, o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia o tranquilizaram com dardos. O animal foi levado inconsciente para ser examinado por um veterinário.

Mais tarde, o puma foi solto de volta à natureza na Floresta Nacional de Kings, informaram as autoridades.