Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Após BBC e NYT, controladora da CNN suspende operação na Rússia

Vladmir Putin Rússia censura - Imagem: Jorgen Haland/Unsplash
Vladmir Putin Rússia censura Imagem: Imagem: Jorgen Haland/Unsplash

Do UOL, em São Paulo

09/03/2022 18h52

A gigante de mídia americana WarnerMedia, controladora de empresas como CNN, HBO e Warner Bros, entre outras, anunciou hoje a interrupção de toda a sua programação na Rússia. A empresa já havia suspendido a estreia de "The Batman", no país, citando como justificativa a grave "crise humanitária na Ucrânia". O anúncio foi feito pelo CEO Jason Kilar em um comunicado interno.

Isso inclui interromper a transmissão de nossos canais, interromper todos os novos licenciamentos de conteúdo com entidades russas e a suspensão de nossos lançamentos planejados para cinema e jogos. Jason Kilar

Na Rússia, a WarnerMedia estava transmitindo apenas dois canais: CNN e o Cartoon Network. O canal de notícias explicou que a rede não está fechando o seu escritório em Moscou, mas que o movimento significa que irá parar "de reportar a a partir daí até avaliarmos o impacto dessa nova lei".

A emissora se refere à assinatura de um decreto, na Rússia, ocorrida na semana passada, que intensifica ainda mais a censura à imprensa no país. Segundo o governo de Vladimir Putin, a nova legislação serve para combater notícias falsas. Na prática, aumenta as barreiras para a divulgação de informações, principalmente sobre o conflito na Ucrânia.

Jornalistas que utilizarem os termos "guerra" ou "invasão" em relação à incursão russa em solo ucraniano podem ser condenados a até 15 anos de prisão. Conforme o Kremlin, o que está ocorrendo na Ucrânia é uma "operação militar especial".

O Discovery, que transmite 15 canais na Rússia, também anunciou que está se retirando do país.

NYT retira correspondente da Rússia

O jornal norte-americano The New York Times anunciou ontem (8) a retirada de todos os correspondentes da Rússia em meio à guerra do país contra a Ucrânia. É a primeira vez em um século que a medida é tomada.

"A nova legislação da Rússia busca criminalizar reportagens independentes e precisas sobre a guerra contra a Ucrânia. Para a segurança de nossa equipe editorial que trabalha na região, estamos transferindo-os para fora do país por enquanto", disse a porta-voz do jornal, Danielle Rhoades Ha, em comunicado.

BBC fecha escritório

A BBC anunciou a retomada de seus serviços em inglês na Rússia a partir da tarde de ontem, apesar da adoção de uma lei no país que permite penas de prisão por divulgação de "informações enganosas sobre os militares". O escritório de sua filial em Moscou, no entanto, segue fechado.

O diretor-geral da BBC, Tim Davie, argumentou que tal lei pode "criminalizar o jornalismo independente" e alertou que sua equipe enfrentava ações legais "simplesmente por fazer seu trabalho".

No entanto, "depois de uma análise cuidadosa, decidimos retomar a reportagem em inglês da Rússia nesta tarde", anunciou em nota.