Topo

Rússia dificilmente vai querer 'aventura' além da Ucrânia, diz professor

Colaboração para o UOL

09/03/2022 19h15

Em entrevista ao UOL News na noite desta quarta-feira (9), o professor de relações internacionais Augusto Wagner Menezes disse que dificilmente a Rússia vai querer "aventura" com outros países além da Ucrânia.

Isso porque, segundo ele, o país governado por Vladimir Putin tem dois objetivos: cessar o processo de expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o leste europeu, em particular para as fronteiras russas, e garantir que a Ucrânia não entre no status de aliado ou membro da organização.

"Com o custo político e econômico que a administração Putin terá que lidar com o término do conflito, é difícil imaginar que a Rússia vai querer uma aventura com outros países no leste europeu em tão pouco tempo", falou.

"Até porque isso criaria condições importantes para que os dois países, Suécia e Finlândia, que são neutros naquela região, de fato tivessem mais apoio para participar da Otan", acrescentou.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que os ucranianos também estão lutando pelos demais países europeus na guerra com a Rússia. A fala de Zelensky aconteceu quando ele comentava, em entrevista ao jornal alemão Bild, sobre a possível inclusão do país na (UE) União Europeia.

"O que está acontecendo conosco agora também pode acontecer com vocês. E isso é muito importante para mim: nós morremos por vocês também", afirmou Zelensky, ao falar sobre países que não apoiam a Ucrânia na UE.

Para o professor, esse discurso do mandatário ucraniano foi importante para o governo do país no sentido de criar uma "coesão regional" em apoio a resistência do povo da Ucrânia.