Topo

Rússia x Ucrânia: Acordos não devem surtir efeito esperado, diz professora

Colaboração para o UOL

10/03/2022 19h10

A professora de relações internacionais Sabrina Medeiros afirmou, durante entrevista ao UOL News na noite desta quinta-feira (10), que as negociações entre russos e ucranianos não devem surtir os efeitos esperados.

Aconteceu hoje uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e da Rússia, Sergei Lavrov, mas terminou sem um acordo sobre um cessar-fogo de 24 horas. Os chanceleres também não chegaram a um consenso a respeito de um corredor humanitário para evacuação de civis na cidade de Mariupol, que está cercada há mais de uma semana por tropas russas.

Em um pronunciamento feito logo após a reunião, Kuleba disse que seu homólogo russo não negou a possibilidade de cessar-fogo. Segundo o ministro ucraniano, Lavrov afirmou que iria conversar internamente sobre possível cessar-fogo.

"A guerra se estende, diferentemente do que o mundo espera. Me parece que as negociações têm poucas chances de surtir o efeito esperado e sobretudo ter longevidade", avaliou a especialista.

Segundo a visão de Medeiros, há muitos elementos para que essa negociação aconteça de forma frutífera.

"Não se quer só um cessa-fogo imediato, mas compromissos com relações aos outros corredores humanitários, falar sobre o tipo de armamento utilizado e o atingimento da população civil e instalações como hospitais", disse.

Apesar da frustração do encontro de hoje, o ministro ucraniano afirmou que "continuaremos nossos esforços para encontrar uma solução". "Estou disposto a ter um encontro nesse novo formato. Estou engajado para encerrar a guerra na Ucrânia, interrompendo o sofrimento de civis ucranianos", acrescentou. Ele também disse que seu país "não seu rendeu e não se renderá".