Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Putin proíbe exportações de 200 itens e autoriza nacionalização de empresas

O presidente Vladimir Putin disse nesta quinta-feira que as sanções impostas contra a Rússia afetarão o Ocidente, em preços maiores de comida e energia por exemplo, e Moscou resolverá seus problemas e emergirá mais forte - Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via Reuters
O presidente Vladimir Putin disse nesta quinta-feira que as sanções impostas contra a Rússia afetarão o Ocidente, em preços maiores de comida e energia por exemplo, e Moscou resolverá seus problemas e emergirá mais forte Imagem: Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/03/2022 18h26Atualizada em 10/03/2022 19h14

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou, nesta quinta-feira (10), uma série de medidas contra as sanções impostas pelo mundo por causa da guerra na Ucrânia. Dentre elas, está a proibição da exportação de cerca de 200 produtos básicos para alguns países (veja relação com alguns deles mais abaixo). A medida já havia sido anunciada na terça-feira (8), mas faltavam a especificação dos produtos e a divulgação das nações afetadas.

Além disso, Putin anunciou a nacionalização das empresas que vão deixar de operar na Rússia em represália contra a guerra com o país vizinho.

"Aqueles que vão fechar suas instalações de produção, precisamos agir de forma decisiva e de forma alguma permitir qualquer dano aos fornecedores locais de peças russas. Precisamos, como nosso chefe de governo sugeriu, introduzir administração externa e depois transferir esses negócios para aqueles que querem trabalhar", disse Putin, em reunião com membros do governo de Moscou, segundo a agência de notícias russa Interfex.

Existem ferramentas legais e de mercado suficientes e não há necessidade de permitir qualquer arbitrariedade
Vladimir Putin

O presidente russo disse que não tem a intenção de se isolar de ninguém. Segundo ele, o país está preparado para trabalhar com qualquer parceiro estrangeiro que assim o deseje.

"Os direitos dos nossos investidores e colegas estrangeiros que permanecem e trabalham na Rússia devem ser protegidos de forma confiável. Peço ao governo que não os perca de vista", afirmou Putin.

Sanções

Sobre as sanções impostas por diversos países à Rússia, Putin disse que elas seriam feitas independente da guerra com os ucranianos. Ele afirmou que mesmo após o fim da União Soviética, muitas sanções e restrições foram aplicadas aos russos.

"Eles eram contra a União Soviética e, portanto, contra a Federação Russa, só que todos aceitaram de bom grado o dinheiro em pagamento dos empréstimos anteriores feitos por todas as repúblicas da União Soviética durante o período soviético", disse Putin. "A pressão das sanções sempre existiu, só que agora ficou complicado, criando certas questões, problemas, dificuldades para nós".

O presidente russo aponta a substituição das importações como uma das medidas que serão adotadas para minimizar os impactos das novas sanções.

A Rússia não pode existir em tal estado, neste estado miserável e humilhado; mais cedo ou mais tarde tudo isso estava prestes a acontecer. Agora aconteceu. E estou confiante de que, também graças a nossos membros do governo e nossas empresas líderes, superaremos todas essas dificuldades
Putin sobre sanções à Rússia

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Putin fez um aceno aos países que não estabeleceram sanções contra a Rússia. Chamando-os de "parceiros", o presidente russo falou em "ações ilegais" e disse que o governo encontrará "soluções para todos os problemas que eles estão tentando criar para nós".

Alguns produtos proibidos de serem exportados na Rússia

  • equipamentos tecnológicos, de telecomunicações e médicos
  • veículos
  • máquinas agrícolas
  • equipamentos elétricos, bem como vagões e locomotivas, contêineres, turbinas, máquinas de corte de metais e pedras
  • displays de vídeo, projetores e consoles
  • quadros de distribuição

O governo russo também anunciou a proibição da exportação de vários tipos de madeiras e produtos de madeiras.

Os únicos países que poderão contar com as exportações desses produtos pela Rússia são os membros da União Econômica da Eurásia (Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão), Abkhazia e Ossétia do Sul.

A medida, assinada através de decreto presidencial, é válida até o fim do ano.