OMS: 18 milhões de pessoas foram vítimas da guerra na Ucrânia
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, até o momento, 18 milhões de pessoas na Ucrânia foram vítimas da guerra contra a Rússia. Desse total, 6,7 milhões são considerados deslocados internos, segundo a entidade.
Segundo a agência de notícias Interfax, a OMS ainda estima cerca de três milhões que deixaram a Ucrânia para fugir do conflito. "As cadeias de suprimentos foram severamente interrompidas. Muitos distribuidores estão fora de serviço, alguns estoques estão indisponíveis devido a operações militares, os medicamentos estão acabando e os hospitais estão lutando para cuidar dos doentes e feridos", diz o documento.
A entidade também afirma que, até o último dia 12, um total de 31 ataques a instalações de saúde da Ucrânia foi registrado, resultando em 12 mortes e 34 feridos, dos quais 8 feridos e 2 mortos eram trabalhadores da saúde. Outros ataques são verificados.
"A OMS condena veementemente os atos de violência contra a assistência à saúde. Cada ataque priva as pessoas de serviços vitais. Os ataques à assistência à saúde são uma violação do direito internacional humanitário e dos direitos humanos", enfatiza o comunicado.
Como resultado desses ataques, instalações médicas foram danificadas ou destruídas em 24 casos e ambulâncias foram danificadas ou destruídas em cinco casos. O acesso aos serviços básicos de saúde e sua acessibilidade foram prejudicados. Desde o início da guerra, mais de 4.300 partos ocorreram na Ucrânia, e 80 mil mulheres devem dar à luz nos próximos três meses. Oxigênio e medicamentos, inclusive para o tratamento de complicações na gravidez, são perigosamente baixos.
Ucrânia sofre ataque em meio à nova negociação
As delegações de Rússia e Ucrânia programaram uma nova conversa para hoje (14) para tratar sobre a invasão russa ao território ucraniano. Apesar dos diálogos, novos ataques são registrados pelo país, inclusive na capital ucraniana, Kiev. Um prédio foi atingido nesta manhã, com registro de morte e feridos.
Nesta segunda (14), o conflito na Ucrânia chega ao 19º dia, com o governo ucraniano fazendo mais corredores para evacuação de pessoas e envio de suprimentos a regiões afetadas pela ação de forças russas.
Representantes de Ucrânia e Rússia farão uma nova rodada de conversas nesta manhã em formato virtual. A expectativa é que o diálogo aconteça nas próximas horas.
Esse será a quarta rodada de debates. Assessor da presidência da Ucrânia, Mikhailo Podolyak falou hoje, em mensagem publicada em sua página no Twitter, que as conversas são por "paz, cessar-fogo, retirada imediata das tropas e garantias de segurança".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.