Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia x Ucrânia: Veja momento em que ataque aéreo atinge Kiev

Colaboração para o UOL

14/03/2022 10h53Atualizada em 14/03/2022 11h38

Um vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento em que fragmentos de um foguete da Rússia atingem uma estrada em Kurenivka, distrito de Kiev, capital da Ucrânia. O ataque aconteceu nesta manhã.

Na imagem, compartilhada nas redes sociais pelo jornalista Guy Elster, é possível ver um homem caminhando quando é surpreendido pelo ataque, e recua.

Segundo a agência de notícias AFP, uma pessoa morreu nesse ataque e seis ficaram feridas. O alvo teria sido uma planta de produção de aeronaves Antonov.

Uma outra pessoa morreu após um bombardeio atingir um prédio residencial de nove andares no bairro de Obolon, em Kiev, na madrugada de hoje. O fogo destruiu os apartamentos do terceiro e quarto andar.

Segundo o serviço de emergência ucraniano, outras seis pessoas ficaram feridas no incidente, das quais cinco precisaram ser hospitalizadas. Foram resgatadas 15 pessoas e 63 precisaram ser evacuadas.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ataques na Ucrânia em meio a negociações

As delegações de Rússia e Ucrânia iniciaram, na manhã de hoje (horário de Brasília), uma nova reunião para tratar sobre a invasão russa ao território ucraniano. Assessor da presidência da Ucrânia, Mikhailo Podolyak disse, em mensagem publicada em sua página no Twitter, que as conversas são por "paz, cessar-fogo, retirada imediata das tropas e garantias de segurança".

Apesar dos diálogos, novos ataques foram registrados pelo país nesta segunda-feira, inclusive na capital ucraniana, Kiev. Um prédio foi atingido nesta manhã, com registro de morte e feridos. A região da capital terá toque de recolher entre a noite de hoje e a manhã de terça-feira.

Para o Ministério da Defesa ucraniano, a Rússia está em processo de "reagrupamento para retomar a ofensiva em direção a Kiev". O governo russo disse hoje que não descarta tomar o "controle total" das principais cidades ucranianas.

19 dias de invasão

O conflito na Ucrânia chega ao 19º dia, com o governo ucraniano fazendo mais corredores para evacuação de pessoas e envio de suprimentos a regiões afetadas pela ação de forças russas. Em áreas dominadas por separatistas, como Donetsk, também há registros de ataques.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a Ucrânia já tem 2,8 milhões de refugiados.

Em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, um ataque aéreo atingiu um edifício residencial de quatro andares, segundo o serviço de emergências. Até o momento, não há informações sobre feridos. Kharkiv fica 480 quilômetros a leste de Kiev e tem sido alvo constante de ataques de forças russas.